Para-brisa (Bolha) e o defletor da moto

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo G 650 GS.

Para-brisa (Bolha) e o defletor da moto

Mensagempor Henrikjeh » 23 Out 2018, 17:37

Quão eficazes são o para-brisa (bolha) e o defletor em uma moto?


Se escolhido e instalado corretamente, um para-brisa, ou bolha, pode não só aumentar o prazer de pilotar, mas melhorar a versatilidade e o desempenho da moto. É um investimento que paga bons dividendos, pois certamente melhorará seu conforto durante uma viagem de moto.

Esse acessório não é unanimidade entre os motociclistas. Muitos questionam sua eficiência ou não gostam desse acessório. Certamente ele não combina com o design de vários modelos esportivos ou naked, por exemplo.

Mas quando você está na estrada, percorrendo longas distâncias durante uma viagem com a sua moto, e o sentimento de “vento no rosto” se transformar em sensação de “vento, chuva, insetos na cara e dores no pescoço”, você logo começará a pensar em adquirir um para-brisa para a sua moto. Se você se sentir assim, não estará sozinho; eles são realmente os acessórios de reposição mais populares para motocicletas (sim, ainda mais populares do que os escapamentos!)

A principal função do para-brisa em uma moto é desviar o vento do corpo do piloto. Numa moto sem o para-brisa, o vento bate contra o peito do piloto e, para compensar, ele precisa enrijecer o corpo. Ao fazer isso por um tempo prolongado, os músculos dos braços, costas e pescoço estressam, levando a uma fadiga precoce.

E existem outros benefícios importantes. Ele reduz o ruído e a trepidação que o vento faz sobre o capacete, oferece uma relativa segurança e conforto contra os elementos durante as intempéries, desvia parte do vento frio e úmido e também o ar quente e seco, além de proteger contra insetos, pedriscos e detritos arremessados pelas rodas dos carros e até contra pássaros.

Além disso, você vai ouvir melhor o motor de sua moto por causa da redução no ruído do vento (e quem entre nós não ama o som da nossa moto?)

O para-brisa mais eficaz é aquele que tem menor resistência ao vento e o desvia da cabeça e tronco do piloto. Essa resistência depende de vários fatores – da altura e postura do piloto ao conduzir a sua moto, da sua roupa, do tipo de moto, dos acessórios instalados, da distância em relação ao solo e da forma e inclinação do para-brisa.

Estudos mostram que o para-brisa com a inclinação e forma adequadas também reduz a resistência durante o deslocamento, o consumo de combustível e o desgaste da moto.

Os melhores para-brisas são aqueles que permitem ajustar a altura para se adequar à altura do piloto, que proporcionam mais fluxo de ar em dias quentes e menos fluxo de ar quando estiver frio ou chuvoso. Mas se sua moto não tem este recurso ou não possui a peça, você pode instalar um novo ou substituir o original por um mais adequado à sua altura. Algumas marcas de motocicletas oferecem modelos opcionais para escolha dos clientes e o mercado está pronto para fornecer diversos modelos que se ajustam ao estilo da sua motocicleta e ao seu bolso.
A recomendação é que o para-brisa tenha altura máxima na linha do nariz quando o piloto estiver sentado ereto no assento da moto. Entretanto, mesmo estando na altura adequada, dependendo da inclinação e forma do para-brisa, ele poderá direcionar o vento diretamente para o capacete, sacudindo a cabeça e tornando a pilotagem desconfortável e irritante. Se desviar para a linha do queixo, além da trepidação, o vento turbilhonado fará muito barulho dentro do capacete.

Muitos motociclistas que se veem surpreendidos nessa situação vão em busca de uma peça maior pensando que assim teriam seu problema resolvido definitivamente, mas não é bem assim. Um para-brisa mais alto pode não resolver o problema de trepidação e causar problemas como dificultar a visão durante a chuva, além de gerar mais arrasto, fazendo a moto andar menos e gastar mais. Pode ainda fazer a moto vibrar (Shime) gerando instabilidade, desconforto e até acidentes.

Se pesquisar na internet você encontrará sugestões para instalar um acessório chamado defletor, muito usado por proprietários de motos big trail, mas úteis também em todos os tipos de motos com para-brisa. Mas atenção: a maior parte das peças anunciadas no mercado brasileiro, apesar de serem chamados de defletores, na verdade são “prolongadores”, que por estarem no mesmo alinhamento da curva do para-brisa, apenas aumentam a sua altura, fazendo o papel de um para-brisa grande. Já os defletores são instalados à frente e acima do para-brisa. O defletor tem a função de pegar o vento turbulento e jogar para uma altura maior que a própria altura da peça, de forma que ele não tem as desvantagens de um para-brisa grande.

A Drakar (www.defletoresdrakar.com.br) é uma das poucas empresas brasileiras que desenvolve e comercializa defletores para diversas marcas e modelos de motocicletas. O desenvolvedor de produtos da empresa, Leonardo, explica tecnicamente o funcionamento da peça: - “quando o vento incide sobre o para-brisa, cria um vento acumulativo que ganha pressão ao percorrer a sua superfície. Quando passa entre o para-brisa e o defletor ele é comprimido e, como não tem a ação do vento frontal, ganha força e propulsão e é lançado numa altura que varia de 30 a 40 cm, proporcional à velocidade da moto, ou seja quanto mais rápida a moto estiver, mais protegido do vento turbulento o piloto vai estar.”

Então, se está sentindo que precisa colocar um para-brisa na sua moto, faça algumas pesquisas antes: verifique se a altura da peça que está pesquisando é adequada à sua altura; confira a qualidade do produto oferecido. Verifique se um defletor como esse citado acima, pode ser a solução mais adequada para o seu caso. Se não gosta do acessório, mas sente falta nas viagens longas, procure um modelo destacável.

Visite fóruns de proprietários do modelo da sua moto e veja que tipo de solução os outros pilotos estão usando para equipá-las. Nunca instale um para-brisa na véspera de uma viagem longa. Teste antes de viajar para saber se é adequado ao que você precisa.

Boa leitura...
“Viajando de carro você vê a paisagem, de moto, você faz parte dela!”
Henrikjeh
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
41.4%
 
Mensagens: 42
Registrado em: 01 Out 2018, 01:31
Localização: Itapeva
Enviou: 0 vez
Recebeu: 13 vez(es)
Moto: BMW F650GS - azul
Estado: SP
Cidade: Itapeva

Re: Para-brisa (Bolha) e o defletor da moto

Mensagempor Nakatu » 26 Out 2018, 13:10

Otimo texto!

Eu concordo com as colocacoes e realmente acho que eh um dos melhores acessorios que coloquei na minha moto. Apesar de ser extremamente dificil escolher qual foi o melhor (bolha, protetor de motor, top case, baus laterais, entre outros muitos acessorios possiveis), pois todos tem seu valor, dependendo do uso da moto.
A minha bolha nao eh da marca do texto, mas eh uma bolha alta e com defletor e reduziu bastante o vento que vem no peito e capacete, aumentando significativamente o conforto e inclusive protecao (em uma das viagens alguma peca (desculpem, meu teclado nao tem acentos e nem cedilha no momento hahaha) metalica se soltou de um caminhao na estrada e bateu em cheio na bolha. Eu nem vi o que era, mas a bolha com certeza desviou aquele negocio do meu peito ou capacete, o que com certeza ja valeu o investimento sem nem pensar em falar no conforto para viagem.

Eu nao penso em andar sem a bolha mais, porem deixo uma ressalva: em alguns momentos de off road ela me atrapalha. Primeiro porque, apesar de ser transparente, ela acaba distorcendo minha visao bastante em alguns pontos proximos a moto, o que dificulta qnd vc esta querendo escolher em qual pedra ou buraco colocar a roda dianteira da moto. E, alem disso, alguns momentos de off road leve, a gente quer um ventinho a mais batendo para refrescar neh? haha
No comeco foi um pouco "estranho" acostumar com a bolha mais alta na moto, mas foi soh questao de costume mesmo. Hoje eh um dos meus acessorios preferidos. Vale comentar: minha altura eh 1,78 m.

Sobre bolhas escuras: ajudam bastante na leitura do GPS em determinadas condicoes climaticas, porem tem um problema ainda maior do que as cristal no quesito off road mais truncado.

Mas, como eu disse, nao viajo sem a bolha mais nao, e tambem nao tiro quando vou para os off, pois eles nao sao frequentes e geralmente sao bem leves.

Enfim, essa eh a minha experiencia sobre o assunto e espero que ajude o pessoal a decidir em colocar (ou nao) uma bolha dessas =)
Avatar do usuário
Nakatu
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
37.8%
 
Mensagens: 251
Registrado em: 19 Jul 2016, 13:01
Localização: Curitiba
Enviou: 85 vez(es)
Recebeu: 150 vez(es)
Moto: G650 GS / Branca / BMW
Estado: PR
Cidade: Curitiba


Voltar para Acessórios

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes