Regulagem da suspensão

Regulagem da suspensão

Mensagempor fcesar47 » 20 Out 2011, 09:54

"Pessoal boa tarde.
Goastaria de discutir neste tópico, qual a regulagem de suspensão que vocês costumam utilizar nas suas respectivas motos.
Testei, regular pra mais macia ou mais dura, utilizando a moto sem garupa e não senti tanta diferença no andar.
Vocês costuma ajusta-la conforme a necessidade ou usam um padrão?"
"a diferença entre um menino e um homem? o preço de seus brinquedos"
Avatar do usuário
fcesar47
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
0.9%
 
Mensagens: 509
Registrado em: 19 Out 2011, 17:11
Localização: Santana de Parnaíba
Enviou: 68 vez(es)
Recebeu: 63 vez(es)
Moto: R1200GS premium ktm 250 exc crf 230
Estado: SP
Cidade: Santana de Parnaiba

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor Haroldo » 20 Out 2011, 11:33

Segue o post que o enduro10 fez no outro fórum:
reeditada por Artur em outro, copiado por mim e postado aqui hehheheheh :D



Re:Regulagens da suspensão traseira: dúvida
« Responder #2 Online: Junho 23, 2011, 00:08:26 »

Vamos lá....
As 'regulagens' da suspensão traseira da G, são 'meia-boca'. Apenas melhor do que nada...
No manípulo localizado à direita, próximo ao cilindro do motor, atua-se na pré-carga da mola.
Girando no sentido horário, dá-se mais pressão na mola, a suspensão fica mais dura e com a mesma carga (piloto+garupa+bagagem) a moto 'desce' menos. Significa que com a mesma carga (piloto + velocidade + obstáculo) a mola irá encolher menos, exigindo cargas ou velocidades maiores, para chegar ao fim-de-curso. A sensação é de traseira dura. Bom para terrenos irregulares ou com garupa.
Ao contrário, se girarmos o manípulo no sentido anti-horário, diminui-se a pré-carga na mola e a moto ira´baixar mais a traseira apenas com seu peso próprio. A sensação ao andar é que a moto ficou mais 'macia'. Porém, irá apresentar fim-de-curso mais facilmente, percebido pela batida 'seca' do amortecedor traseiro ao passar por obstáculo mais exigente. Bom para asfalto liso e apenas piloto.
Falta à G, uma válvula de regulagem da passagem de óleo durante a compressão, para ser mais completa, normalmente encontrada em motos de enduro.
No pé do amortecedor, há um parafuso de regulagem com 'clics' que atua na velocidade de retorno do amortecedor (quando ele 'abre' após ser comprimido. Deve-se ter o cuidado ao operá-lo, para não forçar o giro em seus extremos. É uma peça muito sensível. As letras H e S, referem-se à Hard (duro) e Soft (macio). Este parafuso, faz com que a velocidade de retorno do amortecedor após comprimido, seja mais rápida (Soft) ou mais lenta (Hard). Como regra geral, em terrenos lisos como bom asfalto e pouco peso, use-se mais para o lado Hard em que o retorno é mais lento, já que a compressão se dará de forma mais lenta e espaçada, permitindo ao amortecedor retornar à sua posição 'normal' com tempo para isso. Este movimento de retorno é produzido únicamente pela mola. Daí que se a mola estiver mais para Hard (horário) , o retorno será mais rápido e vice-cersa. Percebe-se aqui que as regulagens começam a envolver mais variáveis, já que para a mesma posição nos 'clics', basta que se dê mais pré-carga na mola, para que tenha velocidade de retôrno diferente.
Ao contrário, em terrenos irregulares, usa-se mais para o lado Soft (anti-horário), com retôrno mais rápido, já que o amortecedor irá trabalhar mais nestas situações e deverá retornar mais rapidamente à sua posição original, preparando-se para o próximo obstáculo. Nestas situações, se deixarmos o retorno muito fechado, o amortecedor voltará mais lentamente e fará com que na próximo obstáculo ainda esteja 'fechado' e causará o que se chama 'empacotamento' onde o amortecedor só 'fecha' e não 'volta' a se estender, percebido pelo 'abaixamento' da traseira e batidas de fim-de-curso.
Para quem não tem a habilidade para encontrar a posição correta, recomenda-se deixar na posiçlão central ou 'original' como vem de fábrica. Para a G, que não é uma moto de competição, nem sofre exigências muito fortes, é uma ótima dica.
Existe uma técnica para se achar a melhor posição para o retôrno, que é se encontrar uma estrada com aquelas 'costelas' causadas pela chuva, melhor ainda se for em subida. Passe por este trecho acelerando e perceba se a traseira 'salta' sem dar tração suficiente ou deslocando a traseira para algum lado. Feche 1 clic por vez e repita o teste, até encontrar a regulagem em que este sintoma desapareça. O mesmo pode ser feito em freada, no mesmo local. Se a traseira começar a 'bater', percebe-se pela batida da corrente. Mova a regulagem para o lado Hard até que o sintoma desapareça. O objetivo é deixar que a roda 'copie' as irregularidades de forma o mais perfeita possível.
Quanto ao 'equilíbrio' que comentei, deve-se entender que as supensões trabalham em conjunto numa moto. Ao passar com a moto num obstáculo (buraco, vala, pedra), a suspensão dianteira é a que primeiro sente o esforço o que faz com que 'encolha', absorvendo a energia do impacto. Porém, a suspensão traseira também é afetada no mesmo instante,mesmo que ainda não tenha chegado ao obstáculo, pois a moto irá 'girar' em seu CG (Centro de Gravidade) fazendo com que parte desta energia também comprima a suspensão traseira. Na sequência, a própria suspenção traseira irá encontrar o obstáculo e sofrer o impacto, ocasionando a compressão do sistema. Percebe-se assim, que a susp traseira trabalha duplamente no mesmo obstáculo.
Assim, se a susp traseira estiver muito dura (manípulo muito em sentido horário), quando a susp dianteira encontrar o obstáculo, terá que absorver muito da energia, já que a susp traseira oferecerá mais resistência ao encolhimento. Significa que mesmo sem alterar a regulagem dianteira, basta que se altere a susp traseira para que a dianteira pareça mais macia ou mais dura. De outra forma, se a traseira estiver mais macia, parecerá que a dianteira também está mais macia. Este é o ponto de equilíbrio a que me refiro.
A suspensão dianteira da G não oferece possibilidade de regulagem mecânica, alterando passagem de óleo por sua válvual interna. porém, com algum conhecimento e experiência, pode-se alterar a maciez ou dureza, trabalhando em 2 aspectos: fluidez do óleo de suspensão e volume deste óleo, dentro da bengala.
Ao usarmos óleos mais densos (numeração maior - começa em 2,5W e vai até 20W) modifica-se a velocidade com que o óleo passa pelo orifício da válvula de regulagem fixa dentro da bengala. Óleo mais denso = menor velocidade de passagem = menor velocidade de compressão e retorno = suspensão dura. O mesmo efeito de endurecimento na compressão pode ser obtido, simplesmente aumentando a quantidade de óleo dentro da bengala, pois isso altera o volume de ar existente, que atua como uma mola pneumática. Nivel mais alto = moto mais dura. O inverso do anteriormente dito, torna a moto mais macia. Isto é, menor densidade ou menor volume de óleo. Desnecessário dizer que estas regulagens tem limites e devem ser feitas por quem entende. Pouco óleo na bengala pode comprometer a lubrificação interna dos componentes, muito óleo, pode causar o rompimento dos retentores e vazamento de óleo.
Pelo que percebo da G, para uso 'normal', melhor deixar com as regulagens originais. Exceção ao manípulo que pode e deve ser alterado conforme a carga de pessoas ou bagagem sobre a moto.
Espero ter sido claro, num assunto relativamente complexo por apresentar muitas variáveis que podem ser alteradas para se atingir o objetivo e que se mal usadas, trazem resultado pior do que deixar original.
Para concluir, não conheço suspensão perfeita. Cada regulagem é feita para atender a um tipo de uso/piloto. Mesmo as mais complexas, caras, etc, não conseguem atender a quem queira uma moto muito macia para o rolê sozinho e também ser rígida para enfrentar obstáculos ou velocidade.
E, sendo otimista, saber que tem suspensões muito piores...
Avatar do usuário
Haroldo
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
76.3%
 
Mensagens: 405
Registrado em: 19 Out 2011, 17:36
Localização: Turvo-SC
Enviou: 34 vez(es)
Recebeu: 76 vez(es)
Moto: caloi 10 speed

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor FernandoRJ » 24 Out 2011, 20:33

Haroldo, resumindo a aula: para quem não é versado no assunto o melhor é deixar o bicho quieto, certo?
FernandoRJ
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
22.2%
 
Mensagens: 23
Registrado em: 24 Out 2011, 15:22
Localização: Rio de Janeiro / Meier
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez
Moto: G650GS/2010/BMW/NEGRA

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor Matsuo » 24 Out 2011, 23:20

Eu to deixando a minha na opção de mais macia !

Vou deixar assim por enquanto !

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO


Imagem


WILD BIKER
Avatar do usuário
Matsuo
Site Admin
 
Mensagens: 13360
Registrado em: 21 Out 2011, 20:00
Localização: São Paulo - Zona Leste
Enviou: 12469 vez(es)
Recebeu: 8278 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor Haroldo » 24 Out 2011, 23:26

FernandoRJ escreveu:Haroldo, resumindo a aula: para quem não é versado no assunto o melhor é deixar o bicho quieto, certo?


kkkkkkkkkkkkkkkkkk Fernando, eu nem peguei a minha ainda e estou enrolado no assunto :lol: :lol:
Avatar do usuário
Haroldo
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
76.3%
 
Mensagens: 405
Registrado em: 19 Out 2011, 17:36
Localização: Turvo-SC
Enviou: 34 vez(es)
Recebeu: 76 vez(es)
Moto: caloi 10 speed

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor JorgeGS » 27 Out 2011, 12:53

O que o Haroldo escreveu eu tinha lido em outro forum, funciona muito bem e tenho aplicado em minhas duas últimas motos.
Valeu dar esta dica aqui pro pessoal..
Avatar do usuário
JorgeGS
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
48.5%
 
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Out 2011, 13:12
Localização: São Paulo
Enviou: 0 vez
Recebeu: 4 vez(es)
Moto: G650GS 2011 New

Re: Regulagem da suspensão G2

Mensagempor jboga » 22 Jul 2012, 01:12

Gostaria da orientação de vocês a respeito da regulagem da tensão da mola da roda traseira.
No post acima o Haroldo dá uma aula de como, quando e porquê fazer ajustes na regulagem. A resposta é super completa tecnicamente e provavelmente por isso entendi que, para quem não do ramo, deve mexer só em último caso e de preferencia só na mola pois o amortecimento exibe habilidade e, ou conhecimento do que vai, e onde vai mexer.
Eu pretendo adaptar a tensão da mola ao meu tipo de uso e, como o Haroldo recomenda, deixar o amortecimento como veio de fabrica.
No manual tem uma "receita" basica de girar o manípulo totalmente para esquerda (soft) e avançar 15 clics para a direita (hard).
A minha dúvida é: eu peso 80 kg., ando sempre sozinho, por enquanto só rodo nos fins de semana, só na cidade e em velocidades urbanas médias e baixas. Pensando em conforto na pilotagem a "receita" do manual vale para mim ou devo diminuir, por exemplo, para 10 ao invés de 15 clics?
Curitiba, onde moro, tem ruas e avenidas principais razoavelmente bens pavimentadas mas as demais são ruins. Aqui tem um tal de anti-pó, que nada mais é que uma pequena capa de asfalto que o tempo e a chuva vão deteriorando e esburacando. Vão tapando os buracos e as ruas de bairro viram um patchwork. E é justamente quando rodo por essa ruas que sinto a moto dura e bastante cabritona.
Como devo proceder?
Agradeço desde já a ajuda.

jboga
Avatar do usuário
jboga
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
98.8%
 
Mensagens: 495
Registrado em: 21 Out 2011, 16:04
Localização: Curitiba PR
Enviou: 0 vez
Recebeu: 595 vez(es)
Moto: g 650 gs / 2012 / vermelha
Estado: PR
Cidade: Curitiba

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor Luiz Corrêa » 22 Jul 2012, 08:41

Parabéns! O texto merece um 10 como dissertação de mestrado em suspensão de G. :D
Vídeos passeios/viagens: http://www.youtube.com/luizalvescorrea

Motocronologia: Yamaha TT 125, Ciclomotor Monark, Yamaha DT 180R, Yamaha DT 200R, Honda CBR 450 SR, Honda Twister, aposentadoria motociclística... saída da aposentadoria, Yamaha Neo, BMW G650GS e atual Suzuki VStrom 650 ABS

Avatar do usuário
Luiz Corrêa
Forista Master
Progresso para o próximo rank:
7.7%
 
Mensagens: 1616
Registrado em: 08 Dez 2011, 18:51
Localização: Cuiabá - MT
Enviou: 902 vez(es)
Recebeu: 894 vez(es)
Moto: Suzuki VStrom 650 ABS 2015/16 - Ruiva
Estado: MT
Cidade: Cuiaba

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor Giscardson » 22 Jul 2012, 09:58

Nem em um curso aprenderia tanto de suspensão muito bom os esclarecimentos.
Avatar do usuário
Giscardson
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
28.5%
 
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Jul 2012, 14:06
Localização: Natal/RN
Enviou: 14 vez(es)
Recebeu: 73 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS

Re: Regulagem da suspensão

Mensagempor Luiz Corrêa » 23 Jul 2012, 20:53

Eu havia mexido na regulagem da pressão da mola e confesso que não notei mudança. Resolvi mexer na regulagem do amortecedor e... PASMEM!!!! Há grande diferença no resultado.

Dei dois cliques para soft e já quando coloquei as minhas nádegas no banco notei diferença. Ainda não rodei muito para analisar melhor, mas já adianto que achei muito mole... o que implica e mais conforto mas menos “firmeza”. Colocarei um clique mais “hard” para que a suspensão traseira trabalhe mais similar à dianteira.

Se tiver algum curioso: recomendo que parado mesmo suba na moto e dê uns pulos nela... daí altere 3 cliques para mais soft e repita a macaquice na moto. Vai notar a diferença.
Vídeos passeios/viagens: http://www.youtube.com/luizalvescorrea

Motocronologia: Yamaha TT 125, Ciclomotor Monark, Yamaha DT 180R, Yamaha DT 200R, Honda CBR 450 SR, Honda Twister, aposentadoria motociclística... saída da aposentadoria, Yamaha Neo, BMW G650GS e atual Suzuki VStrom 650 ABS

Avatar do usuário
Luiz Corrêa
Forista Master
Progresso para o próximo rank:
7.7%
 
Mensagens: 1616
Registrado em: 08 Dez 2011, 18:51
Localização: Cuiabá - MT
Enviou: 902 vez(es)
Recebeu: 894 vez(es)
Moto: Suzuki VStrom 650 ABS 2015/16 - Ruiva
Estado: MT
Cidade: Cuiaba

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes