Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Mensagempor barrica » 28 Nov 2012, 22:00

Como desmontei pra dar uma geral, me surpreendi que quase nao se gasta o liquido refrigerante, e como alguns tiveram problemas com bombas eu queria saber se o meu motor estava sendo corretamente refrigerado, ai parti do principio de analogia com o carro e fiquei assustado pois liguei a moto e mesmo assim nao circulava o liquido dentro do reservatorio plastico, abri a tampa de borracha e fiquei observando mas nao vi nada de circulacao!!!...esperei esfriar e abri a tampa do radiador e novamente liguei a moto na esperanca de ver circulando o liquido e pra minha surpressa nao circulou nada!!! mesmo a ventoinha ligando varias vezes(3x)...seria algum problema de valvula termostatica???
Moral da historia fiquei muito grilado se ha um problema com minha moto? ou na G nao ha circulacao do liquido refrigerante? ou se ha como testar corretamente??? alguem ja testou a circulacao desse liquido na sua G??? :?: :? :?:
obs nunca acendeu nenhum indicador de temperatura alta, e sempre testo a lampadinha ao ligar a moto!
grato por qualquer ajuda...
barrica
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
59%

Enviou: 1068 vez(es)
Recebeu: 605 vez(es)
Moto: G650GS/2011/prata/BMW

Re: Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Mensagempor Matsuo » 28 Nov 2012, 22:06

Barrica, não sei como se faz o teste, mas basta pegar um pouco de trânsito que a ventoinha liga rápido !!! ;)

Na Lana eu nunca ví acender o indicador de temperatura alta, mas evito ao máximo ficar parado em trânsito, pois além de esquentar muito o motor, esquenta nossas pernas também com o calor do motor !!!

Vou aguardar as respostas sobre o teste !!! ;)

Valeu,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12527 vez(es)
Recebeu: 8302 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP

Mensagempor natigal » 28 Nov 2012, 22:22

barrica escreveu:Como desmontei pra dar uma geral, me surpreendi que quase nao se gasta o liquido refrigerante, e como alguns tiveram problemas com bombas eu queria saber se o meu motor estava sendo corretamente refrigerado, ai parti do principio de analogia com o carro e fiquei assustado pois liguei a moto e mesmo assim nao circulava o liquido dentro do reservatorio plastico, abri a tampa de borracha e fiquei observando mas nao vi nada de circulacao!!!...esperei esfriar e abri a tampa do radiador e novamente liguei a moto na esperanca de ver circulando o liquido e pra minha surpressa nao circulou nada!!! mesmo a ventoinha ligando varias vezes(3x)...seria algum problema de valvula termostatica???
Moral da historia fiquei muito grilado se ha um problema com minha moto? ou na G nao ha circulacao do liquido refrigerante? ou se ha como testar corretamente??? alguem ja testou a circulacao desse liquido na sua G??? :?: :? :?:
obs nunca acendeu nenhum indicador de temperatura alta, e sempre testo a lampadinha ao ligar a moto!
grato por qualquer ajuda...

Petrel !!! :lol:
Ah se fizéssemos aquela vaquinha para deixarmos uma G na mão do Petrel só para desmontá-la e descobrir os macetes... :D
Paulo-Tie cadê você ?! :lol:
Os demais craques no assunto também estão "convocados"... :lol:
Abraços
"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

natigal
Moderador

Enviou: 8336 vez(es)
Recebeu: 3773 vez(es)
Moto: F800GSA
Estado: PR

Mensagempor Zarud » 28 Nov 2012, 22:41

Olá Barrica, e demais amigos, vou tentar explicar;
não da para ver a circulação da água, pois ela só irá circular, ou melhor dizendo, trocar calor, quando a água que está dentro do motor atingir uma determinada temperatura que gira em torno de 92 graus, ai abre-se a válvula termostática liberando a circulação da água que está no motor à 92 graus misturando com a água mais fria que está no radiador. Quando o motor recebe a água mais fria, fecha-se a válvula termostática e começa tudo de novo, até atingir a temperatura de 92 +ou-. Quando a ventoinha do radiador e ligada, e porque a água do radiador está próxima da temperatura de trabalho do motor +ou- 92graus e não estaria trocando calor mais por menos, o motor estaria em perigo, o reservatório plástico não e para circular a água, e somente para transporte para o radiador caso baixe a água do mesmo. se você notou, a tampa de borracha não tem nenhuma pressão,como a tampa do radiador, pois aquele reservatório não trabalha com alta pressão.

editado: barrica, você não conceguiria ver a água circulando, pois teria que deixar a tampa do radiador aberta e o mesmo iria transbordar no momento em que a temperatura fosse aumentando e jogar a água pra fora, fora o risco que estaria correndo de se queimar pois essa água chegaria à mais de 100graus pra fora do radiador.

se estiver enganado, por favor que se manifestem os profissionais da área..
Abraço,
Zarud, Itupeva, SP.
Tiger Sport 1050 2017
Zarud
Forista Sênior
36.5%

Enviou: 623 vez(es)
Recebeu: 895 vez(es)
Moto: Tiger Sport 1050 2017

Mensagempor Adauto Lopes » 28 Nov 2012, 22:59

Já me dou por satisfeito com a bela explicação do mestre Zarud...
Obrigado.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 7048 vez(es)
Recebeu: 5055 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor pjdsant » 28 Nov 2012, 23:04

Valeu Mestre Zarud, excelente explicação.

Muito obrigado e grande abraço.
___________________________________________________________________________________
Paulo Santos - Jundiaí SP
BMW G650 GS 2011 - Prata (Leka).

Mobilete, ML 125, CG 125, XR 200 00, NX Sahara 350 97, Shadow 600 01, BMW G 650 GS 11
pjdsant
Forista Sênior
12.2%

Enviou: 398 vez(es)
Recebeu: 227 vez(es)
Moto: G 650 GS/2011/Prata

Mensagempor gutovsky » 28 Nov 2012, 23:07

Valeu Zarud! Me convenceu!
Four wheels move the body. Two wheels move the soul.
gutovsky
Lenda Viva
68.6%

Enviou: 1444 vez(es)
Recebeu: 1679 vez(es)
Moto: BMW G650GS - 2010 - Vermelha

Mensagempor natigal » 28 Nov 2012, 23:13

Disse tudo Zarud, na verdade ali trata-se do reservatório de reposição do líquido.
Obrigado.
"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

natigal
Moderador

Enviou: 8336 vez(es)
Recebeu: 3773 vez(es)
Moto: F800GSA
Estado: PR

Mensagempor Matsuo » 28 Nov 2012, 23:18

Caramba, é por isso que digo que não existe melhor Fórum que esse, nossos Mestres são os melhores !!! :P :P :P

Valeu pela aula Zarud !!! ;)

Abraços,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12527 vez(es)
Recebeu: 8302 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor Bruno Picanço » 28 Nov 2012, 23:23

Com certeza concordo com Zarud... entendi perfeitamente o sistema... se não for assim como ele disse, deveria ser né ? :lol:
Bruno Picanço
Site Admin

Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ

Próximo

Voltar para Sistema de refrigeração