Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Re: Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Mensagempor natigal » 28 Nov 2012, 23:28

Adauto Lopes escreveu:Já me dou por satisfeito com a bela explicação do mestre Zarud...
Obrigado.

Rapaz do Céu ! :shock:
Nosso time tem 11 craques em campo e outros 11 no banco de reservas, pois o Adauto nem complementou a explicação do nosso grande MZ (Mestre Zarud).
E tem mais alguns por aí que nem entraram no campo (neste tópico).
Parabéns amigos, vocês são nota 10.
Abraços
"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

natigal
Moderador

Enviou: 8336 vez(es)
Recebeu: 3773 vez(es)
Moto: F800GSA
Estado: PR

Mensagempor barrica » 29 Nov 2012, 08:30

Zarud escreveu:editado: barrica, você não conceguiria ver a água circulando, pois teria que deixar a tampa do radiador aberta e o mesmo iria transbordar no momento em que a temperatura fosse aumentando e jogar a água pra fora, fora o risco que estaria correndo de se queimar pois essa água chegaria à mais de 100graus pra fora do radiador.
se estiver enganado, por favor que se manifestem os profissionais da área..

Po Zarud , muito obrigado pela explicacao!!! :D :D :D
ja entendi que nao sera possivel observar a circulacao , como em um carro por exemplo...
e quando eu abri a tampa do radiador e nao vazou agua apesar da ventoinha ter ligado umas 3 vezes seria porque o motor ainda nao havia chegado na temperatura de abertura dessa valvula em +- 92 graus(Ainda bem, e gracas a Deus porque poderia jogar uma pressao e ai sim eu poderia ate me queimar)
Assim porderiamos concluir entao que dependemos do sistema se supervisao de alta temperatura para nos avisar se ha algo errado( a luz vermelha no painel), do contrario poderiamos ficar tranquilo porque estaria tudo bem.... isso mesmo? e muitissimo agradecido
barrica
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
59%

Enviou: 1068 vez(es)
Recebeu: 605 vez(es)
Moto: G650GS/2011/prata/BMW

Mensagempor Zarud » 29 Nov 2012, 09:32

Olá bom dia amigos/as!
Barrica, o que me deixou encafifado com o seu comentário e que você disse que abriu a tampa do radiador após a ventoinha ter ligado por 3 vezes?
você fez isso com a moto ligada? :shock: :shock:
se a ventoinha ligou, e porque já tinha circulado a água do motor com a água do radiador, (trocado calor) com isso a água que estava entrando no radiador já estava próxima da temperatura de trabalho do motor ( ou melhor dizendo, com um certa margem de segurança ) se você abriu a tampa com a moto ligada após a ventoinha ter ligado por 3 vezes e não vazou água, e você não está em um hospital com o rosto queimado, tem algo muito estranho sim!
eu antes de viajar ao Petar, fiz uma limpeza no sistema de refrigeração da minha moto,trocando todo o líquido por um novo, ao abrir a tampa do radiador (frio) estava com água até o gargalo, fiz o serviço completei com o liquido novo, radiador e reservatório plástico,fechei o reservatório plástico e com o radiador aberto, liguei a moto para ver se iria baixar o nível e completaria imediatamente, não foi o que aconteceu, após alguns segundos,tive que desligar a moto e fechar a tampa do radiador pois a água estava subindo e iria vazar.
Estava subindo pois estava trocando calor, água quente do motor com água fria do radiador e como água quente tem mais volume que água fria, iria transbordar.
Editado pela última vez por Zarud em 29 Nov 2012, 09:36, em um total de 1 vez.
Abraço,
Zarud, Itupeva, SP.
Tiger Sport 1050 2017
Zarud
Forista Sênior
36.5%

Enviou: 623 vez(es)
Recebeu: 895 vez(es)
Moto: Tiger Sport 1050 2017
Estado: SP

Mensagempor Bruno Picanço » 29 Nov 2012, 09:36

Poh Zarud... faltou esse Tutorial aí hein... :D
Bruno Picanço
Site Admin

Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ

Mensagempor Zarud » 29 Nov 2012, 09:48

Olá Bruno!
Eu cheguei a fotografar tudo, porém não é um serviço simples não, e fiquei com receio de postar algo que poderia ser perigoso ao nosso grupo,caso alguém resolvesse partir para esse serviço, sem saber o básico de mecânica, eu fiquei dois dias checando o nível do radiador, pois a água baixava muito, pois entra AR no sistema, você tem que ligar a moto várias vezes ,deixar a ventoinha ligar e desligar umas 3 vezes, esperar o radiador esfriar abrir checar o nível,completar e começar tudo de novo, prá quem não tem experiência pode ser perigoso, e queimar a junta do cabeçote.
Abraço,
Zarud, Itupeva, SP.
Tiger Sport 1050 2017
Zarud
Forista Sênior
36.5%

Enviou: 623 vez(es)
Recebeu: 895 vez(es)
Moto: Tiger Sport 1050 2017

Mensagempor AlbertoLeopoldo » 29 Nov 2012, 12:12

Mestre Zarud, por acaso, você não gostaria de levar para a sua casa o meu Manual da V Strom para dar uma estudadinha nesse fim de semana?
Quem sabe você possa dar uma consultoria para mim no futuro. :lol: :lol:
Grande Abraço
"A liberdade existe: fica entre a roda dianteira e a roda traseira" - autor desconhecido
AlbertoLeopoldo
Moderador

Enviou: 4399 vez(es)
Recebeu: 3921 vez(es)
Moto: G1 PRATA - VSTROM - TIGER 800 - S TÉNÉRÉ

Mensagempor Petrel » 29 Nov 2012, 12:45

Grande Mestre Zarud.. parabéns pelas dicas... depois dessa aula não fica nenhuma duvida sobre o sistema de arrefecimento das nossas máquinas...

Na minha avaliação faltou um simples purgador de ar neste circuito de arrefecimento, pra facilitar a troca do líquido... evitando a permanência de ar no sistema.. eu diria que mil vezes pior que um líquido usado por mais tempo que o indicado, é fazer um troca dele e deixar ar no sistema... portando é um serviço que deve ser feito com todo o cuidado... como muito bem falou o Zarud.

Abs Petrel

Abs Petrel
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Enviou: 3604 vez(es)
Recebeu: 4348 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul
Estado: RJ

Mensagempor JotaJota » 29 Nov 2012, 13:00

Aprendi mais uma nesse tópico.

Obrigado ao Zarud pela explicação e ao Barrica por ter perguntado :D

abs

JJ
"... and as always, have nice day!"
JotaJota
Forista Pleno
83.3%

Enviou: 334 vez(es)
Recebeu: 325 vez(es)
Moto: BMW G650GS Sertão 2012

Mensagempor barrica » 29 Nov 2012, 19:38

Zarud escreveu:Olá bom dia amigos/as!
Barrica, o que me deixou encafifado com o seu comentário e que você disse que abriu a tampa do radiador após a ventoinha ter ligado por 3 vezes?
você fez isso com a moto ligada? :shock: :shock:
se a ventoinha ligou, e porque já tinha circulado a água do motor com a água do radiador, (trocado calor) com isso a água que estava entrando no radiador já estava próxima da temperatura de trabalho do motor ( ou melhor dizendo, com um certa margem de segurança ) se você abriu a tampa com a moto ligada após a ventoinha ter ligado por 3 vezes e não vazou água, e você não está em um hospital com o rosto queimado, tem algo muito estranho sim!
eu antes de viajar ao Petar, fiz uma limpeza no sistema de refrigeração da minha moto,trocando todo o líquido por um novo, ao abrir a tampa do radiador (frio) estava com água até o gargalo, fiz o serviço completei com o liquido novo, radiador e reservatório plástico,fechei o reservatório plástico e com o radiador aberto, liguei a moto para ver se iria baixar o nível e completaria imediatamente, não foi o que aconteceu, após alguns segundos,tive que desligar a moto e fechar a tampa do radiador pois a água estava subindo e iria vazar.
Estava subindo pois estava trocando calor, água quente do motor com água fria do radiador e como água quente tem mais volume que água fria, iria transbordar.

Entao caro amigo, eu tambem fiquei um pouco na duvida pois com a moto totalmente fria, abri a tampa do radiador e liguei a moto e deixei na esperanca que abrisse a valvula termostatica e vazasse mesmo...notei que estava com liquido ate a boca, como voce menciona no seu caso, aguardei um pouco de tempo, mas embora tenha dito 3 vezes, nao eh concreto (foi no achometro) eu nao estou seguro porque a minha ventoinha eh muito discreta e de dificel deteccao, talves tenha sido a primeira vez ou segunda(talves em tempo deu uns 3 a 4 minutos)...ou o motor creio que demora chegar na temperatura, talves eu tivesse que esperar mais( o escape esquenta rapido demais mais as vezes o motor ta gelado ainda nas laterais) .... me estranha que vc. comentou que no seu caso " APOS ALGUNS SEGUNDOS" teve que desligar o motor...agora sim tenho que desencanar...quando eu puder farei o mesmo teste (abrindo a tampa do radiador com ela fria e anotarei o tempo pra ver o que da)que limite de tempo seria razoavel esperar para abertura dessa valvula termostatica? talves uns 15 minutos???e ai sim ficarei ligado em quantas vezes a ventoinha vai entrar...muito agradecido amigo!
grande abraco!!!
barrica
Forista Sênior
59%

Mensagempor barrica » 11 Dez 2012, 06:20

Encostei a G na Power, ontem e acompanharam o aquecimento dela num termômetro com laser !!! E realmente eles acharam melhor deixa-lá para passar o pente fino e buscarem o porque das temperaturas maus altas se comparado com uma Sertão que estava ao lado....eu notei na minha a temperatura no radiador lado esquerdo estava ~60graus e do direito ~90 graus indicando pouca circulação de liquid0 na Sertão a diferença aproximada seria apenas 10graus (entre 70 e 80graus aproximado)...enfim falei do teste com a tampa do radiador aberta mas eles nao quiseram fazer esse teste, pois a temperatura proxima ao senssor chegou a 115 graus e a ventoinha ligou e nao parou mais...assim por temperatura detectaram algo anormal... O atentente(sr Junior)gente muito boa me disse que foi reservado na agenda 8 horas para esse trabalho No dia 13 !
Aguardo ....
Editado pela última vez por barrica em 14 Jan 2013, 22:17, em um total de 2 vezes.
barrica
Forista Sênior
59%

AnteriorPróximo

Voltar para Sistema de refrigeração