Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Re: Como testar a circulacao do liquido de refrigerante???

Mensagempor barrica » 18 Dez 2012, 11:53

Beleza, só falta pegar com o Koki, fechamos o termômetro do óleo !
Muito agradecido aos amigos que ajudaram!
barrica
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
59%

Enviou: 1068 vez(es)
Recebeu: 605 vez(es)
Moto: G650GS/2011/prata/BMW

Mensagempor barrica » 22 Dez 2012, 00:35

Peguei a G hoje na Power e seguem os comentarios:
- Atendimento nota 1000!!!- a minha comprei na Cautabiano e pensei que pudesse ate ocorrer uma certa discriminacao mas deste o atendimento inicial ate a retirada o tratamento foi excelente, o pessoal me explicou com detalhes o servico e me senti muito confortavel!!! :D
-Valor: mais uma nota elevada, pois sai da concessionaria sem pagar nadinha pelo conserto em garantia, pensei que eles pudessem inventar alguma ou ainda trocar coisas a mais pra cobrarem mais cai do cavalo, fizeram tudo que deviam, como se espera de um cc ao se levar um produto novo e com pouca KM em garantia, ou seje resolveram tudo na garantia sem custo nenhum!!! :D
DETALHE IMPORTANTE: nao retirei nenhum acessorio(almofadas Gel, protetor chapam, tomadinha 12V, alimentacao direta do GPS, suporte do GPS, controle TX car do portao automatico(so o pinhao de 17 pelas duvidas!!! :roll: )
-Solucao do problema:Eles explicaram que fizeram o seguinte:
desmontaram e checaram as palhetas da bomba de agua e estavam tudo OK, ai preencheram novamente com o liquido e sangraram o ar e o problema foi resolvido, entao provavelmente era ar no sistema!!!agora como entrou esse ar que nao sei, acho que desde 0KM estava desse jeito pois nunca abri o sistema com excecao daquele dia que abri a tampa do radiador mas que nao vazou nadinha de agua e apartir dai que constatei que tinha algo errado!!! enfim agora esta 100% agora funcionando normalmente bem e explicarei como fiz para constatar que o servico da cc esta 100%, amanha pois terei que postar umas fotinhos pra ajudar futuros amigos que passarao por esse problema, que seria na minha opniao o ^pulo do gato^ dessa estoria!!!
-
barrica
Forista Sênior
59%

Mensagempor barrica » 25 Dez 2012, 19:39

Ok ai vai a melhor forma que encontrei para testar a circulacao do liquido refrigerante, observando como os mecanicos da Power (Ricardo) testaram em minha moto!!!
1) eles verificaram a circulacao de agua indiretamente pela medicao de temperatura em alguns pontos basicos, com um termometro infravermelho com mira laser, assim adquiri um tambem para poder realizar os testes com seguranca em casa mesmo...
comprei esse aqui no ML que era o mais barato e perto de casa,e tinha luz de tela para usar no escuro.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-380c-_JM
Imagem
2) as medicoes serao realizadas nos seguintes pontos:
do lado direito do motor na area do senssor de temperatura, um pouco acima do senssor(vide fotos), que iremos chamar de ponto 'A' .
Imagem
zoom
Imagem
no radiador lado direito da moto , que chamaremos de ponto'B'
Imagem
3)Passariamos agora a ligar a moto e ir monitorando essas duas temperaturas ( A e B) anotando-as onde deveriamos observar a seguinte sequencia:
- as duas temperaturas estariam proximas a temperatura ambiente(no meu caso estavam em torno de 26C)
- apos um minuto ou menos observa-se ponto A subindo rapidamente e o ponto B ainda mantendo-se na temperatura ambiente- indicando que a valvula termostatica nao abriu ainda..
OBS: nao recomendo a leitura no radiador do lado esquerdo pois embaixo esta muito proximo do escape que esquenta muito toda essa regiao, e notei um aumento de temperatura desse lado devido a isso e nao por circulacao de agua.
- Quando o ponto 'A' atinge 85C aproximadamente, notasse que o ponto 'B' que estava estavel a temp amb. tem um incremento substancial e rapidamente passando para mais de 50C e vai subindo...ou seje nesse momento abriu a valvula termostatica e tem inicio a circulacao de agua quente
do motor pra o radiador e do radiador para o motor....(OBS: ate esse momento nao ligou ainda a ventoinha!!!)
-asseguir monitorando apenas no ponto 'A' nota-se que a temperatura segue subindo 90, 90 e poucos ate atingir proximos 102 a 103C, nesse ponto a ventoinha liga e fica ligada ate que nesse mesmo ponto 'A' tem-se a leitura de aproximados 98C desligando a ventoinha....e partir dai eh um ciclo repetitivo por varias vezes atemperatura fica no pnto 'A' entre 98 e 103C com a ventoinha ligando e desligando...liga em 103C e desliga com 98C no ponto 'A'.
acredito que assim tem-se um bom retorno da circulacao do liquido, porem esse teste seria com a moto na oficina ou em casa, e se passar algo raro em algum trajeto???assim sugiro o termometro do oleo que indicaria a elevacao do mesmo, ou se vc. confia na sua luz vermelha de temperatura OK, boa sorte....lembrado que na minha G ela nunca acendeu embora tivesse problema de circulacao....abs
barrica
Forista Sênior
59%

Mensagempor FernandoM » 13 Jan 2013, 21:41

Olá Galera, estou cum problema também, acredito que tem a ver com a ventoinha, comprei a G650 GStem dois dias, andei um pouco com ela e parei, a moto desligou e não pegou mais, queimou o fusivel, troquei e chegando em casa quando parei queimou novamente, já testaram a bomba de combustivel, bateria e não achou problema.alguém já teve esse problema de queima de fuivel ?
Um abraço à todos !
FernandoM
Novato

Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez
Moto: G650GS 2011/2012 preta
Estado: BA

Mensagempor barrica » 13 Jan 2013, 22:07

Fernadao, que fusivel seria ??? tem um monte deles na caixa de distribuicao...seria o da ventoinha????
barrica
Forista Sênior
59%

Mensagempor Petrel » 13 Jan 2013, 22:22

Barrica ótima ideia essa em.... parabéns e obrigado pela verdadeira aula...

Abs Petrel
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Enviou: 3604 vez(es)
Recebeu: 4348 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul
Estado: RJ

Mensagempor Kokimoto » 13 Jan 2013, 22:28

Barrica, excelente topico. Obrigado por compartilhar o conhecimento com todos nos!
mototuristas.net
Kokimoto
Forista Master
15.3%

Enviou: 429 vez(es)
Recebeu: 1504 vez(es)
Moto: R 1200 GS
Estado: SP

Anterior

Voltar para Sistema de refrigeração