Bomba d'agua (Solucao)

Bomba d'agua (Solucao)

Mensagempor flabombarda » 18 Mar 2013, 17:29

PEssoal,

As BMW tem um problema cronico na bomba d'agua, isso não é excluivo das 650, as 800 tbm tem isso.
Na pratica, cedo ou tarde, vai vazar, a chance disso acontecer é grande, algumas demoram mais outras menos, mas um dia voce é contemplado :)

A solução nao é levar na BMW pra ter a bomba trocada ou pior, ter uma gambiarra com silicone e descobrir isso 2mil Km depois ao dar pau de novo e vc abrir por conta propria e ver a cagada, mas sim a troca dos o-rings de vedacao

No forum da GS 800 tem os detalhes, e a especificacao do o-ring que deve ser trocado.

Acho que vale a pena dar uma olhada de forma preventiva nisso, pelo menos pra quem pretende viajar com ela, e quem tiver problema, tbm pode ser algo a se considerar em vez de voltar na BMW.

Abraços !
flabombarda
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
87.8%

Enviou: 43 vez(es)
Recebeu: 197 vez(es)
Moto: BMW R 1200 GS (triple black)
Estado: SP

Re: Bomba d'agua (Solucao)

Mensagempor Matsuo » 18 Mar 2013, 17:42

Flabombarda, a minha esta beirando os 38900 kms rodados e ainda não tive este problema de vazamento na bomba dágua !!! Será que está próximo de acontecer isso ???

Onde encontramos este O´Ring de vedação ???

Obs: minha moto ainda esta na garantia !!!

Abraços,

Matsuo

VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12512 vez(es)
Recebeu: 8295 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor flabombarda » 18 Mar 2013, 17:54

MAtsuo, nao tem muito hora marcada pra acontecer. o que se sabe é que o problema sao os tais o-rings de vedacao, o site que eu postei refere-se a F 800 mas é exatamente a mesma coisa, o mesmo problema, tao cronico quanto. Pode ser que vc venha a vender a moto e nao de pau inclusive, mas ja vi relatos de motos com menos de 5Kkm dando pau.
No caso da GS 650, teria que abrir a bomba e ver os tais o-rings e levar numa loja que trabalhe com vedacao e procurar esse especifcico do material mencionado (Viton, FKM).

No caso das F 800 o problema é muito mais comum nas modelo 2011 em diante (incluindo 2013), nao sei qual é a sua, mas pode ser que ela seja inclusive menos susetivel ao problema. Eu estva falando hoje com um membro aqui do Forum e ele me comentou que a dele deu pau com menos de 10mil Km.

Eu queria até corrigir uma frase minha no topico original: "Na pratica, cedo ou tarde, vai vazar, a chance disso acontecer é grande, algumas demoram mais outras menos, mas um dia voce é contemplado" seria mais sensato eu dizer: Existe uma boa chance de isso dar pau, mas nao posso garantir que dará.

Um mecanico da BMW do RJ falou que isso acontecia devido a usarem muito liquido de arrefecimento, aumentando a viscosidade do liquido, pra mim nao fez o menor sentido, mais viscoso deveria nao vazar ou vazar menos que algo menos viscoso.

Eu concretizando a compra da minha Sertao, certamente farei isso de forma preventiva.

Abraços,
flabombarda
Forista Pleno
87.8%

Mensagempor Conrado » 18 Mar 2013, 20:10

Obrigado!
Orings de Viton FKM. Para guardar a especificação e levar no mecânico de confiança...
Parece marca de bolsa de luxo para mulher... :lol: :lol:
Abç.
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Conrado
Moderador

Enviou: 1878 vez(es)
Recebeu: 2225 vez(es)
Moto: Sem moto por enquanto

Mensagempor flabombarda » 19 Mar 2013, 21:32

Se até eu pegar a minha e desmontar a bomba pra ver isso ninguem tiver ido atras dessa questao, eu fotografo os o-rings, e procuro um fornecedor aqui em SP pra compartilhar com todos, certamente é facil achar isso.

Caso alguem faça isso, só nao deve mencionar na BMW por questoes de garantia por razoes obvias :roll:
flabombarda
Forista Pleno
87.8%

Mensagempor Bruno Picanço » 20 Mar 2013, 00:07

Lendo o tópico fiquei na dúvida... a mesma dica serve para F 800 GS e para a G 650 GS ? Pois pelo que entendi falam só sobre a F 800 GS... :roll:
Bruno Picanço
Site Admin

Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ

Mensagempor Petrel » 20 Mar 2013, 11:27

Bruno, eu tb fiquei nesta mesma dúvida.. já foi falado aqui que um dos prováveis problema da bomba da G era na falta de um rolamento de sustentação do eixo e que isso acaba sobrecarregando o retentor que acaba não suportando.

Quando vazou na minha G.. foi trocado todo o conjunto da bomba... inclusive os parafusos de fixação da tampa da bomba...juntas .. óleo e filtro do motor.. foi uma lambança só.... me parece que a do yelowman tb foi feito a mesma coisa...
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Enviou: 3604 vez(es)
Recebeu: 4348 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul

Mensagempor Bruno Picanço » 20 Mar 2013, 11:44

É verdade Petrel... na minha G também foi o conjunto completo e mais arrefecimento/óleo... mas a moto estava na revisão por KM (acho que foi na de 20 mil) e com isso, além da bomba nova só não paguei o arrefecimento, já que óleo e etc foi na revisão... :?

Bem... se o assunto tratado aqui for somente para a F 800 GS o tópico está no local errado e será movido "outros modelos" e assim evitarmos enganos... vamos aguardar então que o criador do tópico se pronuncie...
Bruno Picanço
Site Admin

Mensagempor flabombarda » 20 Mar 2013, 11:49

Amigo o tópico que referenciei no começo é exclusivamente da bomba da F800, mas esse mesmo problema existe na 650.
Eu tive a uns anos atras uma Aprila Pegaso que usa o mesmo motor Rotax, e ela já tinha tambem historico de problemas com a bomba d'agua.
Diria que é o calcanhar de Aquiles dela.

BPICANCO escreveu:Lendo o tópico fiquei na dúvida... a mesma dica serve para F 800 GS e para a G 650 GS ? Pois pelo que entendi falam só sobre a F 800 GS... :roll:
flabombarda
Forista Pleno
87.8%

Mensagempor Bruno Picanço » 20 Mar 2013, 15:12

Entendo Flabombarba,

Uma informação importante que seja esclarecida é que este forum trata em seus tópicos principais, somente de assuntos relacionados ao G 650 GS
e para qualquer outro modelo (F 800 GS, R 1200 GS e etc...) os assuntos ficam organizados em "OUTROS MODELOS". Por isso a preocupação em não termos uma solução que não seja para a G aqui nos tópicos específicos. Salvo é claro (essa é a duvida) que a solução seja a mesma para outros modelos.

Sobre o vazamento da bomba d´água na G 650 GS você tem toda razão, realmente é algo já bem conhecido de nós, tanto que temos um tópico falando bastante sobre o assunto: :ugeek:

Sobre a solução que você recomendou é importante ter certeza que também se aplica a G 650 GS, pois repito que até onde acompanhei não fala que na G 650 GS existe a mesma solução para o problema, essa é a pergunta que ainda está sem resposta.

E outra questão importante é que as G 650 GS atuais não usam o motor ROTAX, acredito que este motor seja usado somente nas F 650 GS... (alguém me confirme o entendimento).

Aguardo sua ajuda Flabombarba, como você levantou o assunto, precisamos saber se esta solução dos Orings realmente se aplica também ao caso da G 650 GS com motores atuais. :roll:

Abraço e obrigado. ;)
Bruno Picanço
Site Admin

Próximo

Voltar para Sistema de refrigeração