Ventoinha extra p/ Transito pesado

Ventoinha extra p/ Transito pesado

Mensagempor flabombarda » 08 Abr 2013, 16:04

Pessoal,

Eu nao sei se sou o unico com essa sensacao, mas pra mim, o radiador da GS 650 é subdimencionado.
Na cidade a ventoinha liga toda hora, basta uma parada no farol...

Enfim, estou pensando em adaptar uma ventoinha pequena tipo de fonte de CPU atras do radiador do lado esquerdo pra ser acionada manualmente em situacoes de transito mais apertado ou calor mais extremo, talvez mantendo a temperatura alguns graus abaixo possa inclusive melhorar a vida util dos retentores da bomba d'agua pois isso diminuiria a pressao do sistema.

Alguem ja tentou algo assim pra ver o resultado ?

abs !
flabombarda
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
87.5%

Enviou: 43 vez(es)
Recebeu: 197 vez(es)
Moto: BMW R 1200 GS (triple black)
Estado: SP

Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor wqmartins » 08 Abr 2013, 16:17

Também notei na minha, qualquer parada ela aciona... estava lendo em um forum da Honda Falcon que a moto é carter seco igual nossas G que utilizam óleo de motor no nível acima do recomendado, assim o motor vai lubrificar melhor e esquentar menos, por outro lado aumenta a pressão interna, lá disseram que melhorou significativamente a temperatura do motor. será que isso funcionaria em nossas G?
WILLIAM MARTINS
BMW GS 650 2013 BRANCA
wqmartins
Forista Jr.
44.4%

Enviou: 34 vez(es)
Recebeu: 13 vez(es)
Moto: GS 650 BRANCA 2013

Mensagempor Luiz Corrêa » 08 Abr 2013, 16:31

Moro em Cuiabá e creio que a capital mais quente que aqui... seja somente a capital do Inferno. :D

Uso minha G também como meio de transporte e como esta cidade será uma sub-sede da Copa... há diversas obras e o trânsito está prá lá de caótico. Mesmo com as condições acima citado, não vejo a necessidade de instalar nenhuma ventoinha extra... pois a original dá conta do recado... e em situações adversas é claro que o equipamento será acionado constantemente.

Fui proprietário de uma Yamaha DT200R... essa moto vinha sem ventoinha e algumas vezes tive de parar por causa de superaquecimento (essa moto tinha marcador de temperatura). Resolvi então instalar uma ventoinha de computador, a moto já vinha com fiação para isso... apenas adaptei o punho de corta corrente como acionamento. Resultado: não adiantava quase nada... cheguei até a procurar algum ventilador mais forte, mas isso foi em 1995/96 e não havia muitos ventiladores disponíveis. Lembro uma vez que fiz trilha e peguei uma estrada com areia... como havia chovido uns dias antes por vezes eu passava em poças d'água e notei que isso abaixava a temperatura do motor imediatamente. Daí eu ficava mirando qualquer pocinha de água para evitar superaquecimento.
Vídeos passeios/viagens: http://www.youtube.com/luizalvescorrea

Motocronologia: Yamaha TT 125, Ciclomotor Monark, Yamaha DT 180R, Yamaha DT 200R, Honda CBR 450 SR, Honda Twister, aposentadoria motociclística... saída da aposentadoria, Yamaha Neo, BMW G650GS, Suzuki V-Strom 650 ABS e atual Honda NC 750X

Luiz Corrêa
Forista Master
8.3%

Enviou: 917 vez(es)
Recebeu: 929 vez(es)
Moto: Honda NC 750X 2018 - (Rogéria)
Estado: MT

Mensagempor flabombarda » 08 Abr 2013, 16:33

Rodar com mais oleo, nao é algo que me agrade, cada moto reage de uma forma a isso, algumas cospem o oleo pra fora do filtro de ar (fazendo uma meleca infernal).

Outras fazem o oleo subir pelo cabecote melando toda a vela.

E no caso da GS, tem o detalhe da bomba d'agua, que é um sistema com historico de abrir o bico, nao sei te dizer se o aumento da pressao, afetaria essa parte do sistema fazendo o retentor abrir o bico antes.
Tem um outro ponto, rodar com mais oleo, mas quanto a mais ?
Acho que se voce rodar com 100ml a mais nao vai dar problema, mas se for muito mais vai dar merda, perceba que a vareta de medicao do nivel, o MAX ja fica perto da boca, nao sei quanto a mais daria pra por ali, resumindo, se com a pressao, esse oleo chegar no topo e nao tiver pra onde expandir, vai estourar pra algum lado :D (Respiro, filtro de ar, etc ...)

Eu vou testar o lance da ventoinha, vou ver se faço isso esse FDS e depois comento aqui o resultado pratico.
Vou começar com uma 8cm X 8cm

Abraços,
flabombarda
Forista Pleno
87.5%

Mensagempor flabombarda » 08 Abr 2013, 16:45

Tudo bem Luiz ?

Concordo pleanmente com voce que a ventoinha dela da conta do recado, o que quero evitar é ela trabalhar em temperaturas tao altas por tanto tempo, se conseguir reduzir a media de temperatura em 3 ou 4 graus já estará ótimo. Meu receio nao é ela superaquecer, e sim ela ficar nessa temperatura alta por um tempo prolongado aumentando a pressao, e fazendo o retentor da bomba abrir o bico (sinceramente nem sei se vai funcionar) mas vou testar :)

Luiz Corrêa escreveu:Moro em Cuiabá e creio que a capital mais quente que aqui... seja somente a capital do Inferno. :D

Uso minha G também como meio de transporte e como esta cidade será uma sub-sede da Copa... há diversas obras e o trânsito está prá lá de caótico. Mesmo com as condições acima citado, não vejo a necessidade de instalar nenhuma ventoinha extra... pois a original dá conta do recado... e em situações adversas é claro que o equipamento será acionado constantemente.

Fui proprietário de uma Yamaha DT200R... essa moto vinha sem ventoinha e algumas vezes tive de parar por causa de superaquecimento (essa moto tinha marcador de temperatura). Resolvi então instalar uma ventoinha de computador, a moto já vinha com fiação para isso... apenas adaptei o punho de corta corrente como acionamento. Resultado: não adiantava quase nada... cheguei até a procurar algum ventilador mais forte, mas isso foi em 1995/96 e não havia muitos ventiladores disponíveis. Lembro uma vez que fiz trilha e peguei uma estrada com areia... como havia chovido uns dias antes por vezes eu passava em poças d'água e notei que isso abaixava a temperatura do motor imediatamente. Daí eu ficava mirando qualquer pocinha de água para evitar superaquecimento.
flabombarda
Forista Pleno
87.5%

Mensagempor njardim » 08 Abr 2013, 16:56

Luiz
Tambem tive DT200, fazia trilha com ela, ou melhor, tentava. A moto fervia muito, mesmo com ventoinha super-dimensionada ligada o tempo todo, com reservatório extra de água, não tinha jeito.
A G não precisa de uma ventoinha extra porque o motor já está dimensionado para suportar esse calor, moro no Rio e andava muito em transito pesado e nunca ferveu. Agora a DT foram 2 alegrias, quando comprei e quando vendi.
Nelio Jardim
A MELHOR MOTO DO MUNDO É AQUELA QUE ESTÁ NA SUA GARAGEM
njardim
Forista Pleno
59.3%

Enviou: 52 vez(es)
Recebeu: 106 vez(es)
Moto: Yamaha XTZ 125 XE preta ano 2014
Estado: RJ

Mensagempor Mauricio » 08 Abr 2013, 18:52

Uma ventoinha de computador não vai gerar uma quantidade perceptível de vento quando comparamos com o movimento da moto em qualquer velocidade. Talvez só parado ajude em algo, mas compartilhe os resultados reais com a gente por favor! ;)
Mauricio
Forista Pleno
19.8%

Enviou: 64 vez(es)
Recebeu: 47 vez(es)
Moto: sem

Mensagempor flabombarda » 08 Abr 2013, 19:26

Concordo Mauricio,

Mas isso é apenas para o transito, mais pesado onde nao há praticamente nenhum vento ajudando a refrigeracao.
O espaço por traz do radiador do lado esquerdo é muito pequeno, vou ver o que consigo colocar ali.
Rodando, nao tem o menor sentido mesmo.

Vamos ver se da certo e o resultado.

Mauricio escreveu:Uma ventoinha de computador não vai gerar uma quantidade perceptível de vento quando comparamos com o movimento da moto em qualquer velocidade. Talvez só parado ajude em algo, mas compartilhe os resultados reais com a gente por favor! ;)
flabombarda
Forista Pleno
87.5%

Mensagempor Luiz Corrêa » 08 Abr 2013, 20:01

Sendo bem direto: Eu não faria isso de maneira alguma... seguem motivos:
-Uma ventoinha de PC não faria quase nada de diferença, é só ver o deslocamento de ar que a original faz e comparar com uma bom ventilador de PC;
-Tirar a originalidade da moto (mesmo que esteja fora da garantia);
-Não vejo necessidade para essa alteração, o sistema funciona a contento (diferente da DT200 que citei acima).
Vídeos passeios/viagens: http://www.youtube.com/luizalvescorrea

Motocronologia: Yamaha TT 125, Ciclomotor Monark, Yamaha DT 180R, Yamaha DT 200R, Honda CBR 450 SR, Honda Twister, aposentadoria motociclística... saída da aposentadoria, Yamaha Neo, BMW G650GS, Suzuki V-Strom 650 ABS e atual Honda NC 750X

Luiz Corrêa
Forista Master
8.3%

Enviou: 917 vez(es)
Recebeu: 929 vez(es)
Moto: Honda NC 750X 2018 - (Rogéria)
Estado: MT

Mensagempor Bruno Picanço » 08 Abr 2013, 21:07

Tive uma DT 200R ano 99 toda original até o ano passado, até mesmo a ventoinha dela era a vendida (separadamente :roll: ) na Yamaha na época...por favor parem de falar mal da DT !! :lol: :lol: :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Sim... ela fervia muito e com facilidade, basta uma trilha mais pesada que ela fervia, mas o sistema de bomba dágua era via aceleração e por isso se puxasse a mão na trilha ela fervia menos ou até nem fervia.... se andasse com a mão mansa aí a bomba girava menos e circulava menos, por isso aconteci o contrário, a gente aliviava a mão para ela não aquecer e na verdade estava diminuindo o giro da bomba dágua, deixando a moto circulando menos... um amigo mecanico depois que me explicou isso nunca mais fervi a Duque !! ;)

Voltando ao assunto ventoinha, acho que se tiver uma pode ser que ajude, mas concordo com os amigos que o sistema original dela a princípio é dimensionado para as piores condições de trânsito e iria mais adiante, com a G a facilidade de andar no corredor vai manter ela rodando bem mais que outras motos mais complicadas, aquelas com motores boxer por exemplo... :oops: :oops:
Bruno Picanço
Site Admin

Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ

Próximo

Voltar para Sistema de refrigeração