Ventoinha extra p/ Transito pesado

Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor Petrel » 08 Abr 2013, 22:43

Interessante... eu sempre achei o sistema da G subdimensionado para as terras tropicais... se observarmos direitinho o motor trabalha tão quente que o barulho muda..... quando pegamos aquele transito brabo combinado com 40° do Rio.

Bruno pegar corredor com esse avião não deve ser fácil não....
Um forte abraço.
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor Zarud » 08 Abr 2013, 22:47

Olá flabombarda, vou dar meu pitaco.
Essa ventoinha extra não iria resolver nada na temperatura INTERNA do motor, a pressão continuaria a mesma,somente iria atrasar um pouco mais para ligar novamente!, como a água interna do motor tem que trabalhar entre 95 e 98 graus,não adiantaria você esfriar a água do radiador, EX. com a água mais fria no radiador, a válvula termostática abriria bem pouco, trocaria bem pouco de água (motor /radiador)e já fecharia para manter a temperatura entre os 95 e 98 graus. já com a água do radiador quente (tipo, congestionamento)
a válvula termostática ficaria mais tempo aberta ,ou seja trocando calor por mais tempo pois a água do radiador estaria próxima da temperatura do motor, e por isso da constante ventoinha ligada. isso e absolutamente normal! agora tem uma opção para diminuir a temperatura interna do motor:
coloque uma vela 1 número mais fria, deixando o motor um pouco mais frio, porém tem pós e contra, você teria que trocar as velas e experimentar no seu trajeto para ver como é que responde , uma vela mais fria, é indicado para quem anda em giro alto, tipo estradas, para quem anda na cidade, não e recomendado, pois iria trabalhar mais frio e não iria responder adequadamente, consumindo mais combustível, e respondendo mais lentamente.
espero ter ajudado!!
Zarud
Abraço,
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor Matsuo » 08 Abr 2013, 23:00

Vixe, como sempre o Mestre Zarud dando uma aula pra gente !!! ;)

Ainda bem que ele joga no nosso time !!! :D :D :D

Valeu Zarud !!! ;)

Abraços,

Matsuo

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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor Petrel » 08 Abr 2013, 23:10

Matsuo... aqui estão os melhores...rrsrsrrrs mais uma vez o mestre Zarud mostrou o norte verdadeiro pros navegantes gaseiros....rsrsrsrsrs
Um forte abraço.
Petrel

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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor JPontim » 16 Abr 2013, 23:38

Boa noite Gzeiros !!!
Este é meu primeiro post.....estou até com vergonha...rsrs
Quanto ao tópico, sinceramente não creio que uma marca com o conceito que tem a BMW, que chega a disponibilizar guincho em quase toda America do Sul, projetará um motor que seu proprietário precise parar sua "bicicleta" por superaquecimento.
Mas que aquele "bafo quente" na perna direita aquecendo a cada farol incomoda..........ahhhh incomoda !!!!!
Se melhorar eu nem percebo...
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor flabombarda » 28 Mai 2013, 17:11

JPontim escreveu:Boa noite Gzeiros !!!
Este é meu primeiro post.....estou até com vergonha...rsrs
Quanto ao tópico, sinceramente não creio que uma marca com o conceito que tem a BMW, que chega a disponibilizar guincho em quase toda America do Sul, projetará um motor que seu proprietário precise parar sua "bicicleta" por superaquecimento.
Mas que aquele "bafo quente" na perna direita aquecendo a cada farol incomoda..........ahhhh incomoda !!!!!


Voce ficaria muito surpreso no que a BMW é capaz amigo :)
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor flabombarda » 28 Mai 2013, 17:20

Zarud escreveu:Olá flabombarda, vou dar meu pitaco.
Essa ventoinha extra não iria resolver nada na temperatura INTERNA do motor, a pressão continuaria a mesma,somente iria atrasar um pouco mais para ligar novamente!, como a água interna do motor tem que trabalhar entre 95 e 98 graus,não adiantaria você esfriar a água do radiador, EX. com a água mais fria no radiador, a válvula termostática abriria bem pouco, trocaria bem pouco de água (motor /radiador)e já fecharia para manter a temperatura entre os 95 e 98 graus. já com a água do radiador quente (tipo, congestionamento)
a válvula termostática ficaria mais tempo aberta ,ou seja trocando calor por mais tempo pois a água do radiador estaria próxima da temperatura do motor, e por isso da constante ventoinha ligada. isso e absolutamente normal! agora tem uma opção para diminuir a temperatura interna do motor:
coloque uma vela 1 número mais fria, deixando o motor um pouco mais frio, porém tem pós e contra, você teria que trocar as velas e experimentar no seu trajeto para ver como é que responde , uma vela mais fria, é indicado para quem anda em giro alto, tipo estradas, para quem anda na cidade, não e recomendado, pois iria trabalhar mais frio e não iria responder adequadamente, consumindo mais combustível, e respondendo mais lentamente.
espero ter ajudado!!
Zarud


Bom eu fiz isso a um custo de 30 reais, comprei 2 collers um de 0.10A e outro de 0.15A.
O menor eu coloquei ali na frente do tanque pra ajudar a resfriar o reservatorio de oleo.
O maior eu coloquei no radiador, na parte de traz.

Ele realmente atrasa o acionamento da ventoinha, mas sinceramente nao vi grande beneficio nisso, apesar de haver o atraso, o ganho em tempo de atraso é pouco, coisa de uns 4 quarteiroes em transito pesado, mas depois que liga fica igual. ou seja, ele ajuda a evitar que a temperatura da agua suba, mas depois que sobe, nao tem força suficiente pra baixar como a ventoinha principal tem, por razoes obvias (tamanho /potencia).

A questao da vela é um bom ponto levantado, nao acho que um numero a mais afetaria a performance de forma consistente.
Eu ja fiz em outras motos troca de CR8 pra CR7 e nao se via grande diferença na performance, acho que a coisa começa a ficar mais perceptivel qdo vc pula 2 numeros, tipo de 7 pra 9 ou de 9 pra 7.

Eu vou dar uma olhada nessa questao da vela, pode ser algo interessante, a especificacao da vela, nao é ligada apenas ao perfil de uso, mas a temperatura ambiente media.
Ex: um cara que mora no agreste nordestino, pode (e deve) usar uma vela mais fria que alguem que esta no Rio Grande do Sul

Zarud, voce sabe qual é a vela default usada na GS ?

Abs !
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor Luiz Corrêa » 28 Mai 2013, 18:33

JPontim escreveu:Mas que aquele "bafo quente" na perna direita aquecendo a cada farol incomoda..........ahhhh incomoda !!!!!


O "bafo quente" é justamente a ventoinha fazendo troca de calor: tirando do motor e jogando no joelhinho direito. :D

Esse ar quente dá a falsa impressão que o motor está "sofrendo", mas é o que mantém a temperatura em patamares próximo ao ideal.
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor FabioGS » 11 Set 2013, 22:11

Agora me veio a pergunta na cabeça.

Essa moto/modelo é montada no Brasil desde 2010, certo? Será que a BMW não adptou o conjunto para o nosso clima tropical? Seria algo totalmente absurdo para uma marca tão conceituada no mundo.

Digo isso porque as HDs trabalha fervendo e esse ventinho quente no joelho é brisa pra quem já sentou em uma HD no transito durante verão....cozinha os ovos no vapor do suar que sai da sua cueca....coisa de doido...

Pela rotação mais alta do motor na lenta imagino que seja esse o normal do motor para temperatura?..

Abraço
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Re: Ventoninha extra p/ Transito pesado

Mensagempor Rudy » 21 Jan 2014, 22:53

Pessoal , buenas.
Bem , usando a BM no trânsito na cidade assim como na rodovia , ela é uma polaca , quente ,né ?
a bichinha chama o turbo soprador e a perna que se lasque , interessante que nestes dias na rodovia a 120-140 quando paro no pedágios o turbo soprador já está a toda .
Pergunta aos especialistas de plantão :
seria de valia eliminar a válvula termostatica , pelo menos no verão ?
Obrigado pelos comentários e considerações
Abraços
Rudy
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