Vazamento na Bomba Dágua

Vazamento na Bomba Dágua

Mensagempor natigal » 17 Jan 2012, 21:25

Amigos, antes de levar a minha G650GS 2011/2012 (Nanyka) para a revisão dos 1000km notei um vazamento embaixo da lateral esquerda do motor.
Tirei fotos (não consegui postar aqui no forum) e mandei para o SAC BMW, onde foram muito atenciosos, ligando todos os dias e mantendo-me informado do diagnóstico e solução.
Diagnóstico: defeito de fábrica na bomba de água;
Solução: troca completa da bomba.
Já rodei uns 400 km depois da troca e está tudo OK (seco igual o Atacama).
O atendimento da Concessionária Star News aqui de Cascavel/Pr também foi nota 10, não tenho do que reclamar.
"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

natigal
Moderador

Enviou: 8336 vez(es)
Recebeu: 3773 vez(es)
Moto: F800GSA
Estado: PR

Re: Vazamento na Bomba Dágua

Mensagempor Silrocha » 17 Jan 2012, 23:19

que bom Nachtygal que seu problema foi resolvido rapidamente!! Legal tambem o atendimento dado a sua G650 GS e se puder coloque as fotos pois acrescentam muito a ficarmos atentos.
De uma olhada neste tópico como postar fotos: viewtopic.php?f=20&t=23
O Motociclismo precisa de Grandes Motociclistas e não de Grandes Motocicletas...

BIZ 100 01, YBR 125 04, XT 660 R 05, YES 125 07, FAZER 250 05, CITYCOM 300i 11, G650 GS 11, F800 GS 12, JOG 50 99, LEAD 110 12, FAZER 250 07, XRE 300 12.
Silrocha
Site Admin

Enviou: 1831 vez(es)
Recebeu: 1528 vez(es)
Moto: F800 GS 2012 / XRE 300 2012
Estado: RJ

Mensagempor Conrado » 18 Jan 2012, 09:45

É bom ouvir noticias boas!! Abç.
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Conrado
Moderador

Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2225 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"
Estado: SP

Mensagempor Matsuo » 18 Jan 2012, 10:52

Ontem estava dando uma geral na moto e ví um molhado na parte de baixo do motor do lado esquerdo também, mas não meu pareceu ser água, parece ser óleo, e também no frontal do motor tem dois parafusos apertados de baixo pra cima e um deles também estava molhado, em ambos os casos tentei dar um reaperto, mas estava bem apertado, mesmo assim vou levar na CC pra verificar !!!

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12497 vez(es)
Recebeu: 8291 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP

Mensagempor natigal » 18 Jan 2012, 12:54

Ok Matsuo,
para mim era óleo, ou óleo e água, muito embora a CC disse ser apenas água.
A origem é certa, vinha realmente da bomba de água.
Abraços
"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

natigal
Moderador

Mensagempor Petrel » 19 Jan 2012, 09:01

Alguns líquidos "refrigerante" usados no sistema de resfriamento quando em contato com a atmosfera "oxigênio" dão uma aparencia óleosa "leitosa" mesmo.. não sei se é o caso do liquido usado pela BMW.
Outro detalhe que deve ser observado é que existe um retentor interno no eixo de acionamento da bomba que separa exatamente a água do óleo. pois de um lado ta a engrenagem acionadora da bomba (banhada no óleo) e do outro lado ta o impelidor da bomba (parte da bomba que movimenta a água). resumindo: não é de todo impossivel que ocorrar um vazamento de água misturada com óleo, difícil mas não impossivel.
obs. não acredito que seja o caso dos senhores um função da baixa kms das motos.
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Enviou: 3594 vez(es)
Recebeu: 4337 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul
Estado: RJ

Mensagempor natigal » 19 Jan 2012, 21:16

Petrel,
com uma explicação dessas me dou por satisfeito e não descarto mais a possibilidade de ser água, ou água contaminada com óleo.
Abraços

natigal
Moderador

Mensagempor mamm » 30 Jul 2012, 14:56

Pessoal, eu iria abrir um tópico para isto mas eis que econtrei este aqui.

Este é um problema recorrente nos monos 650 da BM, problema que existe desde que o motor era Rotax. Eu comprei a G 2012 sabendo disto, mas com a esperança de não ser um dos premiados. Bem, eis que com 3.000Km fui sorteado.

Estendendo a explicação do Petrel, eis um diagrama da bomba d'água das nossas G (pagina 17.7 do manual de serviços):
Imagem

A engrenagem 12 trabalha banhada pelo óleo do motor e, no outro extremo, temos a turbina que impulsiona o líquido de arrefecimento (peça 4) - a popular "bomba d'água". Obviamente, a turbina trabalha imersa no líquido de arrefecimento. A engrenagem e a turbina estão ligadas por um eixo (peça 6). Observem que a única coisa que impede que o óleo entre em contato com o líquido de arrefecimento são os retentores 10 e 8 - o 10 "segura" o óleo e o 8 "segura" o líquido de arrefecimento. Entre os dois, existe um respiro, que é este furinho na parte inferior esquerda do motor:
Imagem

Qualquer coisa que passa por um dos dois retentores (óleo ou líquido de arrefecimento) acaba sendo expelida por este respiro - na foto acima, está vazando óleo (assim como na minha G). Ou seja, se estiver pingando algo ali um dos 2 retentores abriu o bico. Se saísse tudo por ali o problema não seria sério, era só ficar de olho no nível de óleo e/ou líquido de arrefecimento e completar conforme necessário. O problema é que, quando os dois retentores abrem o bico juntos, ÓLEO E LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO ENTRAM EM CONTATO.

Portanto, fiquem de olho nas suas meninas. O primeiro sintoma é o que aconteceu comigo há uma semana (e está acontecendo com o povo que postou acima): óleo e/ou líquido de arrefecimento saindo pelo respiro. Ao perceber isto, abri a tampa de verificação do óleo e encontrei o segundo sintoma: um creme parecido com maionese grudado na parte inferior da tampa. Além disto, a vareta apresenta umas estrias brancas deste mesmo creme misturadas com o óleo. Este creme confirma a presença de água no óleo (a "maionese" aparece devido ao efeito "liquidificador" das duas bombas de óleo presentes no motor). A existência de água no óleo, obviamente, é uma coisa ruim, pois prejudica as características lubrificantes e refrigerantes do óleo.

Este problema é bastante comum (virou até uma FAQ no f650.com: ). O consenso é que ele é causado por uma engenharia porca da Rotax (fabricante original do motor): o eixo 6 trabalha solto, apoiado no retentor 10, e retentor não é feito para apoiar nada. Com o tempo, o eixo vai "comendo" o retentor, provocando sua falha (e o consequente vazamento de óleo). Deveria haver um rolamento apoiando o eixo do lado da engrenagem 12, de maneira que o retentor fizesse somente o que ele foi fabricado para fazer: evitar que o óleo passe por ele.

O incrível são "os alemón" fingirem que não vêem o problema. Este problema ocorre desde que este motor foi lançado há mais de 10 anos, na Funduro. Conforme a FAQ que linkei acima, "This is going to be a common problem for all F650 owners at some stage". No meu caso, ocorreu aos 3.000Km. Neste exato momento os retentores estão sendo trocados em garantia, mas quanto durarão os retentores novos? É uma incógnita. Enquanto estiver na garantia tudo bem, estaciono na concessionária e saio de retentores novos, mas e depois?

Eu sou o primeiro a elogiar a G quando ela merece, mas não podemos fechar o olho para seus problemas, certo? É uma baita motoquinha, mas esta teimosia da BM em não arrumar na origem (na fábrica) um problema conhecido é frustrante. Frustração semelhante à que acontece com a bateria.
Enjoy yourself, it's later than you think.

mamm
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
58.6%

Enviou: 6 vez(es)
Recebeu: 36 vez(es)
Moto: R1200GS Triple Black 2012

Mensagempor BrunoDG » 30 Jul 2012, 15:25

Sempre dou uma olhada antes de sair se no chão não tem nada diferente...
BrunoDG
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
21.1%

Enviou: 113 vez(es)
Recebeu: 198 vez(es)
Moto: BMW G650GS 2011/11

Mensagempor natigal » 31 Jul 2012, 01:33

Bruno,
no meu caso não chegou a pingar no chão, pois pinga em cima do escapamento (e estando quente se encarrega de eliminar o liquido).
Sugiro que olhe por baixo.

MAMM,
tive uma aula completa sobre o assunto. Show ! ;)
Algumas informações:
> na minha moto não chegou a contaminar o óleo do motor;
> a CC trocou a bomba completa (não foram apenas os retentores);
> o fato ocorreu antes dos 1000 km, e hoje com 8300 km não tem qualquer sinal do problema retornar;
> acredito que o dano nos retentores é sintoma que os rolamentos possuem folgas anormais e/ou o eixo possui algum mínimo empenamento de fábrica ou desgaste irregular, e a troca dos retentores tende a ser ineficaz (peço que os demais avaliem e comentem isto);
> estranho que o problema seja recorrente pois existem motos com 50, 100 mkm e não tem relatos do problema, mas creio que seja importante os demais foristas lerem este tópico e relatarem se tiveram o mesmo problema, a fim de verificarmos a incidência e formarmos um histórico.
Por fim digo que até ler as tuas informações eu considerava um problema superado, mas agora ficarei mais atento. ;)
Abraços

natigal
Moderador

Próximo

Voltar para Sistema de refrigeração