Reservatório de água do Radiador.

Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor Fernando Souza » 11 Mai 2015, 23:41

Olá pessoal mais uma vez eu estou com duvidas, de tempo pra cá estou observando que o fluido de arrefecimento do reservatório não está baixando como antes e notei que a ventoinha está ligando com mais frequência e mais tempo ligada também, neste fim de semana eu resolvi trocar o fluido de arrefecimento na verdade depois que o mecânico mexeu ele praticamente coloco só água, aí fui substituir essa água pelo fluido de arrefeciment, quando abri a tampa do radiador não vi água nenhuma, notei que perto do furo da tampa onde entra água do reservatório tinha uma espécie de graxa marrom bem suja mesmo, limpei a mesma aí fiquei curioso é tirei a válvula termostatica também que por sua está bem suja e notei que ela estava travada muito suja... Mesmo coisa que tinha reclamado para o mecânico que mexeu nela, foi onde aconteceu o que mencionei em outro tópico sobre a válvula termostatica. aí segue o tutorial sobre a substituição do líquido de arrefecimento que tem aqui no fórum, tirei todo ar de dentro da tubulação, mesmo assim notei que a moto continua a disparar a ventoinha com muita frequência e a água do reservatório ainda não baixo nem um milímetro,

Agora uma pergunta meio cretina kkkk a tampa do radiador tem 2 posições uma mais apertada e outra mais frouxa em qual devo deixa? Lembrando que deixei ela na mais frouxa liguei a moto e deixei ligada até ela disparar a ventoinha e não derramou nenhuma gota de água. Eu posso deixa ela nesta posição? Era essa a minha dúvida deixando ela nesta posição creio eu que a água do reservatório entra com mais facilidade pois a mola está menos pressionada, procede isso?
Fernando Souza
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
40.4%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 13 vez(es)
Moto: BMW G650 GS 2012/2012
Estado: GO

Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor Andre Lorenzoni » 12 Mai 2015, 00:27

Fernando,
Eu nunca encostei na tampa do radiador da G, porém, posso afirmar que é um padrão as tampas terem 2 estágios. Um totalmente fechado, e um levemente aberto, para despressurizar o reservatorio. Durante a operação a tampa deve ficar na posição totalmente fechada, isso permite que o sistema funcione em uma pressao levemente superior à atmosferica, aumentando o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, e reduzindo a perda de água por evaporação.
Andre Lorenzoni
Forista Pleno
10.5%

Recebeu: 58 vez(es)
Moto: G650GS / 12/12 / Branca c/ cinza
Estado: SP

Mensagempor Fernando Souza » 12 Mai 2015, 00:32

Certo, mas o fato da água do reservatório não está abaixando o que deve ser?
Fernando Souza
Forista Jr.
40.4%

Mensagempor Andre Lorenzoni » 12 Mai 2015, 00:37

Fernando,
Não se preocupe com o fato da água não estar baixando, o anormal seria ela baixar.
Já rodei 7 mil km com a minha e até agora nao precisei completar o reservatório.
Andre Lorenzoni
Forista Pleno
10.5%

Mensagempor Andre Lorenzoni » 12 Mai 2015, 00:40

O importante é sempre utilizar a correta mistura de aditivo e água desmineralizada, ou, melhor ainda, a solução que já é vendida na correta proporção.
Andre Lorenzoni
Forista Pleno
10.5%

Mensagempor Fernando Souza » 12 Mai 2015, 01:32

Uai cara sendo assim fico mais despreocupado.
Fernando Souza
Forista Jr.
40.4%

Mensagempor Andre Lorenzoni » 17 Mai 2015, 08:24

Fernando,
Infelizmente a minha G não pode ser usada como referência:
Ontem troquei a solução de arrefecimento, e constatei que o tanque de expansão não esta se comunicando com o sistema, pois o liquido que saiu desse reservatorio estava novinho em folha (verdinho), enquanto o liquido que saiu das mangueiras e do dreno debaixo da bomba de água estava bem escuro. Ainda não cheguei a nenhuma conclusão...
Andre Lorenzoni
Forista Pleno
10.5%

Mensagempor Fernando Souza » 20 Mai 2015, 09:51

Pois é a minha também não está se comunicando, fiz um teste eu mesmo com a minha e notei que o líquido não entra no radiador, tirei a tampa do radiador e notei que não tinha água no mesmo, então queira sim ou não a água não entra nem com a tampa aberta e ainda mais com a tampa fechada. Se mais alguém poder tirar mais essa dúvida eu agradeço.
Fernando Souza
Forista Jr.
40.4%

Mensagempor Andre Lorenzoni » 20 Mai 2015, 23:20

Fernando,
Só consigo pensar em duas causas para o fluido do reservatório não se comunicar com o restante do sistema:
1º A tampa do radiador não esta vedando bem o sistema. Com isso a pressão interna do sistema não sobe e faz o fuido do sistema "escapar" para o tanque de expansão. Essa má vedação tambem não deixa a pressao do sistema se reduzir quando a bike esfria, (é a menor pressão que faz o fluido ir do tanque de expansão para o sistema).
2º a válvula que comunica o sistema de refrigeração ao tanque de expansão esta obstruída, não deixando haver comunicação em nenhum sentido.
Abs
Andre Lorenzoni
Forista Pleno
10.5%

Mensagempor Fernando Souza » 22 Mai 2015, 20:51

Olha não sei se é isso, pois fiz o seguinte teste retirei a tampa do radiador, e olhei dentro pra ver se água iria entrar no radiador, e adivinha não entro nem quando eu retirei a tampa de borracha do reservatório, acho o seguinte pelo fato da água entra no radiador por gravidade, pois não há nenhum mecanismo que empurre essa água do reservatório pra dentro do radiador, relé deveria ficar um pouco mais alto que o rádiador, bom estou falando do reservatório... e isso. Se alguém aí tiver mais alguma dica....
Fernando Souza
Forista Jr.
40.4%

Próximo

Voltar para Sistema de refrigeração