Reservatório de água do Radiador.

Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor CarlosSouza » 27 Mai 2015, 06:11

Acredito na troca de todo sistema da água e produto do arrefecimento.
Colocar água deionizada, ou seja água destllada, comprada em dentais,pois água não deve ter eletrólitos,sódio,potássio e etc.
Deverá ser apenas H2O.
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor Fernando Souza » 29 Mai 2015, 12:49

Problema da tampa resolvido. Adivinha a tampa não era original, foi trocada pelo mecânico onde levei, já pedi outra original e ele vai arcar com as despesas...
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor Andre Lorenzoni » 29 Mai 2015, 16:03

Que sacanagem!
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor CarlosSouza » 30 Mai 2015, 20:38

O mais importante é colocar água destilada.Existe aparelhos para cirurgião que produz água destilafa para alto-clave.Aprenda a fazer esse processo pois duvido que em mecânica ou concessionaria colocam água destillada.
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor CarlosSouza » 30 Mai 2015, 20:39

CarlosSouza escreveu:Acredito na troca de todo sistema da água e produto do arrefecimento.
Colocar água deionizada, ou seja água destllada, comprada em dentais,pois água não deve ter eletrólitos,sódio,potássio e etc.
Deverá ser apenas H2O.
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor CarlosSouza » 30 Mai 2015, 20:41

Em dentais só se tiver CRO!
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor Bertolani » 30 Mai 2015, 23:31

Caramba, comunica, não comunica...estou de :shock: .
Alguém mais tem outras teorias? Ou sabe realmente o que acontece?
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor luiztrovao » 31 Mai 2015, 22:22

Um esclarecimento a respeito do fluxo dos líquidos que estão dentro do radiador e dentro do vaso de expansão. Funciona desta forma em motos e em carros:
- Partindo do zero, ou seja, radiador no nível e vaso de expansão no nível, mais motor frio – nada acontece e líquido nenhum passa pra nenhum dos lados.

- Situação 1: o motor aquece; o líquido do radiador/motor aquece até uma temperatura que, tanto (a) aciona a ventoinha para auxiliar no resfriamento e (b) não seja suficiente para aumentar a pressão do sistema a ponto de empurrar para cima a mola da tampa do radiador – neste caso, também nada acontece, ou seja: nenhum líquido passa para nenhum dos lados.

- Situação 2: por alguma razão (calor exterior, velocidade reduzida e pouco ar passando pela colmeia do radiador mesmo com a ventoinha ligada) a temperatura dentro do radiador/motor sobe ainda mais, gerando uma pressão maior e que chega a ponto de empurrar a mola da tampa para cima, “abrindo-a” – neste caso, o líquido do radiador/motor começa a fluir em direção ao vaso de expansão, empurrado por aquela pressão interna do radiador, misturando-se com o líquido que já estava lá, até que a pressão interna no radiador/motor abaixe, a ponto da mola ter força para voltar a “fechar-se”.

- Situação 3: depois de passar pela situação 2, quando o veículo chega ao destino e o motor é desligado, o conjunto todo começa a esfriar. Ao se resfriar completamente, como estava “faltando” líquido no radiador/motor, já que uma parte dele migrou para o vaso de expansão, a consequência é que o motor/radiador fica com pressão negativa, ou seja, ele começa a “chupar” de volta uma quantidade de líquido do vaso de expansão, até que a pressão interna volte a ficar equilibrada – esta “chupada” deve ser suficiente para fazer o nível do radiador voltar ao normal.

Resumo:
- o líquido só migra de um lugar para o outro se houver este jogo de pressão positiva ou pressão negativa no radiador/motor acima da pressão calibrada da tampa. Se não está migrando, isto significa que o radiador e a ventoinha estão funcionando perfeitamente e de forma suficiente para que a temperatura e a pressão interna do radiador/motor não passem do limite de pressão que a tampa do radiador suporta.

- reparem que a tampa não é só uma tampa, e sim uma válvula de precisão que é quem efetivamente regula o nível de pressão interna do líquido no radiador/motor (NUNCA compre uma tampa que não seja a original do seu veículo!!)

- alguém perguntaria: se é assim, porque o vaso de expansão tem que ter algum líquido de reserva antes de tudo começar? A resposta é que uma parte do líquido que vem do radiador, vem quentão e acaba evaporando no vaso de expansão, já que o sistema não é estanque. Se não houvesse esta reserva, faltaria um pouquinho para a “volta”. Já se o sistema estiver funcionando perfeitamente sem que nunca haja migração de fluidos, o nível dentro do radiador “nunca” baixará, já que lá dentro o sistema é estanque – até a válvula (tampa) abrir.

Abraços
Trovão

p.s. o líquido dentro do radiador/motor se comporta da mesma maneira que dentro de uma panela de pressão que utilizamos para cozinhar. E embora seja muito interessante saber o princípio de funcionamento, é assunto para outro tópico ;)
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Re: Reservatório de água do Radiador.

Mensagempor luiz baum » 27 Jan 2017, 00:04

Só um palpite a respeito deste assunto:

Acho que o reservatório de expansão serve para condensar o vapor que for aliviado pela abertura da tampa do radiador em um estágio inicial.

O líquido quente/vapor que for aliviado do radiador encontra o líquido frio que está no reservatório e se resfria/condensa.

Se este alívio inicial não for suficiente para conter um aumento da pressão interna do radiador a tampa abrirá de vez e o fluido quente vai ser perdido.

Se não houver alívio de líquido para a atmosfera e nem aquecimento demasiado do motor, teoricamente não haverá passagem de líquido de nenhum lugar para o outro.

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