Alterar Coroa x Pinhao

Alterar Coroa x Pinhao

Mensagempor flabombarda » 17 Mar 2013, 14:24

Pessoal, esse é um topico que eu percebi que ja foi bastante discutido, mas seria interessante organizar da seguinte forma, vejam o que acham:

- Quem fez alguma alteracao seja na coroa ou no pinhao, poderia postar mencionando qual o giro do motor a 100Km/h (usando essa velocidade como o ponto de comparacao) e adicionar comentarios sobre o resultado, exemplo, melhora/piora de consumo, onde ficou bom, onde ficou ruim, etc.

Eu tenho uma opiniao de engenheiro sobre isso, acho que sim que pode ser feito, mas com cuidado. Pois existem varios fatores que podem contribuir positivamente e negativamente, sendo o principal, perfil de uso.
Um outro ponto que eu vi gerando confusao as vezes e o "menor giro, menor consumo" Isso nao é uma regra, pois se o menor giro exigir mais força devido a declives, ou mesmo ventos acima de 100Km/h nao necessariamente teremos um consumo menor.
Outra coisa que conta, é a curva de potencia/torque da moto.

A moto tem por exemplo 50cv e 6.1Kgf de torque. Mas isso e apenas no pico da curva de potencia que se nao me engano na GS e algo como 5000 rpm pro torque e 6500rpm pra potencia, nao achei a curva de potencia da GS, mas pode ser por exemplo que 300rpm a menos facam ela perder 3, 4 cavalos (que faz diferenca) e 1 ou ate 2 kgf de torque, na sua velocidade de cruzeiro, ou nas situacoes mais comuns do seu uso.

Outro ponto e que a mudanca de 1 dente no pinhao nao e o mesmo que mudar 1 dente da coroa, as mudancas no pinhao tem resultado bem maior.

Como estou pra pegar uma sertao pra minha proxima viagem, onde pegarei muita estrada, e um volume moderado de off road, gostaria de fazer uma analise mais detalhada sobre isso pra ver 1 - SE compensa. 2 - O que seria o ideal pro meu uso.

Isso pode ajudar a todos por aqui inclusive.

PS. sou novo aqui mas me apresentei hoje no forum relacionado a isso :-)
Abracos !
flabombarda
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
87.5%

Enviou: 43 vez(es)
Recebeu: 197 vez(es)
Moto: BMW R 1200 GS (triple black)
Estado: SP

Re: Alterar Coroa x Pinhao

Mensagempor Matsuo » 18 Mar 2013, 10:06

Flabombarda, eu sei que o amigo Paulo Tie e o Zarud fizeram alterações na relação onde informaram que foi bem sucedida !!! ;)

Vamos aguardar suas opiniões !!! ;)

Grande abraço,

Matsuo

VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12469 vez(es)
Recebeu: 8278 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor bnu » 18 Mar 2013, 11:54

tb fiz a alteracao, pinha 17, coroa 45, comprados na wunderlich america, 84us as peças, mais 66us de frete, total 150us, nao pagou imposto.

Meu perfil: sossegado, ando cruzeiro de 90 a 120, dependendo da estrada, na 101 em sc por exemplo 110 a 120. Raramente esticadas a 140. Quase sempre sozinho, com bagagem, bauletos laterais e traseiro. G1 com 50.000km. Offroad de vez em quando, nada de mto radical nem esportivo.

Achei q nao prejudicou o desempenho, subida da serra pra Ctba continuo subindo em 5a, ou 4a nos trechos com mais curvas. Situacoes com mto vento contra nao peguei ainda, fiz a modificacao uns meses atras, andei menos de 5.000km assim. Senti um pouco de diferenca em trechos urbanos, onde ando a 60, 70, antes em 5a, agora as vezes tem q baixar pra 4a pra embalar de novo, ou o motor reclama um pouco, mas é bacana ouvir o "to to to" da lenta quando acelera...

No offroad tb nao senti problema, subida de morro, trechos com buracos, etc. Utrapassagens tenho a impressao que uso mais a 4a, mas nao sou de manobras arrojadas... Nas poucas vezes q andei com garupa tb nao tive dificuldades, inclusive estrada de terra, mas nao peguei estradao com subidas, nem vento contra.

Baixou uns 500 giros em relacao a mesma velocidade, na verdade pensei q baixaria mais, mas mesmo assim a pilotagem ficou mais agradavel, a moto fica menos esgoelada, fora a 101 duplicada aqui na regiao to sempre abaixo dos 4.000 giros, onde a moto fica bem gostosa. To pensando ate em mudar mais um pouco, com uma coroa ainda menor, 43 dentes, como fez um colega do forum q anda com garupa inclusive.

O consumo melhorou, apesar de que nao tenho feito um acompanhamento mto sistematico. Mas num trecho q andei relatiamente sossegado fui abastecer com mais de 360km rodados e nao tinha entrado na reserva, deu media de quase 30km por litro. Em outras medicoes ficou entre 25 e 28, num passeio offroad perto dos 26, parece que algo melhor do que fazia com a relacao original.

Resumindo, gostei.
Andre Bnu, Blumenau, SC... tive uma G650 classica...
bnu
Moderador

Enviou: 1318 vez(es)
Recebeu: 3834 vez(es)
Moto: sem moto
Estado: SC

Mensagempor flabombarda » 18 Mar 2013, 12:23

Matsuo, valeu, tem muita informação já disponivel em outros tópicos o interessante é compilar isso por aqui.

bnu, Interessante, 500rpm é MUITA COISA amigo, muda bastante o torque principalmente.
Com ela no setup original, vc lembra qto fazia em media ?
Abraços !

bnu escreveu:tb fiz a alteracao, pinha 17, coroa 45, comprados na wunderlich america, 84us as peças, mais 66us de frete, total 150us, nao pagou imposto.

Meu perfil: sossegado, ando cruzeiro de 90 a 120, dependendo da estrada, na 101 em sc por exemplo 110 a 120. Raramente esticadas a 140. Quase sempre sozinho, com bagagem, bauletos laterais e traseiro. G1 com 50.000km. Offroad de vez em quando, nada de mto radical nem esportivo.

Achei q nao prejudicou o desempenho, subida da serra pra Ctba continuo subindo em 5a, ou 4a nos trechos com mais curvas. Situacoes com mto vento contra nao peguei ainda, fiz a modificacao uns meses atras, andei menos de 5.000km assim. Senti um pouco de diferenca em trechos urbanos, onde ando a 60, 70, antes em 5a, agora as vezes tem q baixar pra 4a pra embalar de novo, ou o motor reclama um pouco, mas é bacana ouvir o "to to to" da lenta quando acelera...

No offroad tb nao senti problema, subida de morro, trechos com buracos, etc. Utrapassagens tenho a impressao que uso mais a 4a, mas nao sou de manobras arrojadas... Nas poucas vezes q andei com garupa tb nao tive dificuldades, inclusive estrada de terra, mas nao peguei estradao com subidas, nem vento contra.

Baixou uns 500 giros em relacao a mesma velocidade, na verdade pensei q baixaria mais, mas mesmo assim a pilotagem ficou mais agradavel, a moto fica menos esgoelada, fora a 101 duplicada aqui na regiao to sempre abaixo dos 4.000 giros, onde a moto fica bem gostosa. To pensando ate em mudar mais um pouco, com uma coroa ainda menor, 43 dentes, como fez um colega do forum q anda com garupa inclusive.

O consumo melhorou, apesar de que nao tenho feito um acompanhamento mto sistematico. Mas num trecho q andei relatiamente sossegado fui abastecer com mais de 360km rodados e nao tinha entrado na reserva, deu media de quase 30km por litro. Em outras medicoes ficou entre 25 e 28, num passeio offroad perto dos 26, parece que algo melhor do que fazia com a relacao original.

Resumindo, gostei.
flabombarda
Forista Pleno
87.5%

Mensagempor bnu » 18 Mar 2013, 12:59

consumo: meio no sentimento, pq o consumo varia mto dependendo das condicoes da estrada, tocada, vento... e nao acompanhava sempre o consumo... mas se eu fosse chutar um numero, diria que parece na media uns 10% a menos, uns 2 ou 3km a mais por litro, sei la... Penso que em algumas condicoes de velocidade e estrada, e principalmente vento, vai ser maior a diferenca, em outras condicoes talvez até consumir mais, em relacao a configuracao original. Mas meu objetivo foi deixar a moto menos agoniada na estrada, consumo menor seria um bonus.
bnu
Moderador

Mensagempor flabombarda » 18 Mar 2013, 13:12

Valeu bnu, como eu mexerei nisso na Sertao pra minha proxima viagem grande, o consumo será sim boa parte do foco da mudança.
Algumas zonas de Peru, norte da Argentina é comum nao encontrar gasolina. E na Bolivia ainda pior, as pessoas se recusam a te vender por voce ser estrangeiro, a ultima viagem eu abortei o cruzamento da bolivia por esse fator, estava sozinho, e era muito complicado conseguir gasolina. Tendo isso em vista, autonomia é sobrevivencia :)

bnu escreveu:consumo: meio no sentimento, pq o consumo varia mto dependendo das condicoes da estrada, tocada, vento... e nao acompanhava sempre o consumo... mas se eu fosse chutar um numero, diria que parece na media uns 10% a menos, uns 2 ou 3km a mais por litro, sei la... Penso que em algumas condicoes de velocidade e estrada, e principalmente vento, vai ser maior a diferenca, em outras condicoes talvez até consumir mais, em relacao a configuracao original. Mas meu objetivo foi deixar a moto menos agoniada na estrada, consumo menor seria um bonus.
flabombarda
Forista Pleno
87.5%

Mensagempor fhl2909 » 18 Mar 2013, 13:38

[quote="bnu"]tb fiz a alteracao, pinha 17, coroa 45, comprados na wunderlich america, 84us as peças, mais 66us de frete, total 150us, nao pagou imposto.

vc comprou a corrente fora também ou comprou ela aqui? vc poderira me dar umas dicas do número das peças, ia comprar a nacional da vaz mas to achando melhor já ir direto pra wunderlich .
fhl2909
Forista Sênior
5.1%

Enviou: 426 vez(es)
Recebeu: 108 vez(es)
Moto: bmw 1200 gs

Mensagempor bnu » 18 Mar 2013, 14:02

a corrente reaproveitei a que tinha trocado recentemente, tinha comprado o kit na remotox (corrente, coroa, pinhao), R$414 com frete... coroa 47 e pinhao 16, tao guardados com pouco uso. Vi la agora, ta por R$449, VAZ/DID, http://remotox.com.br/BMW-PECAS-ACESSOR ... 0-GS-08-13
Imagem
bnu
Moderador

Mensagempor fhl2909 » 18 Mar 2013, 14:23

bnu escreveu:a corrente reaproveitei a que tinha trocado recentemente, tinha comprado o kit na remotox (corrente, coroa, pinhao), R$414 com frete... coroa 47 e pinhao 16, tao guardados com pouco uso. Vi la agora, ta por R$449, VAZ/DID, http://remotox.com.br/BMW-PECAS-ACESSOR ... 0-GS-08-13
Imagem

oque aconteceu , nao gostou do kit vaz?
fhl2909
Forista Sênior
5.1%

Enviou: 426 vez(es)
Recebeu: 108 vez(es)
Moto: bmw 1200 gs

Mensagempor flabombarda » 19 Mar 2013, 11:06

Assim que eu pegar a minha Sertao eu vou comprar esse pinhao de 17 pra testar,

PS. Alguem já colocou a GS num dinamometro pra ver curva de toruqe e potencia ? Isso é algo que seria interessante de ver, isso ajudaria inclusive a definir a melhor faixa de rotação.
Sabemos que o torque máximo é atingido a 5K rpm, mas qual será o torque a 4, 4.500 rpm ?

Abraços !
flabombarda
Forista Pleno
87.5%

Próximo

Voltar para Câmbio e Transmissão