Alterar Coroa x Pinhao

Re: Alterar Coroa x Pinhao

Mensagempor bnu » 19 Mar 2013, 12:19

fhl2909 escreveu:o que aconteceu , nao gostou do kit vaz?

gostei, nao deu problema, mas so tem na medida original, e eu queria testar a relacao alongada... pena q tinha acabado de colocar esse kit vaz/did, a corrente usei a mesma, coroa e pinhao tao guardados, mas qdo tiver q trocar de novo devo repetir o pinha 17, entao acho q nao vou usar esse vaz...
Andre Bnu, Blumenau, SC... tive uma G650 classica...
bnu
Moderador

Enviou: 1318 vez(es)
Recebeu: 3834 vez(es)
Moto: sem moto
Estado: SC

Mensagempor flabombarda » 11 Abr 2013, 16:30

Bom, como ja foi bastante discutido, essa alteração é algo que vai mais de expectativa e perfil de pilotagem que de qualquer outra coisa.

BAseado nas impressoes que tive da minha Sertao na estrada, eu decidi por agora nao mexer,
Rodo a maior parte do tempo a 120, mas muitas estradas nao permitem isso, entao as vezes 100.
A 120, estou na casa dos 5000rpm que é onde a moto atinge o torque maximo, o que gera uma menor exigencia do motor pra manter/ganhar potencia/velocidade.

Outra razao que me leva pra essa decisao é que ja considero a 1a marcha da Sertao muito longa, o que nao é o ideal no uso off-road, alongar a relação, deixaria essa 1a ainda mais longa.

Mas tenho a nitida sensacao que trata-se de uma otima mudança pra quem pretende rodar de forma constante acima dos 120km/h.

Abs !
flabombarda
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
87.8%

Enviou: 43 vez(es)
Recebeu: 197 vez(es)
Moto: BMW R 1200 GS (triple black)
Estado: SP

Mensagempor Paulo Schinda » 11 Abr 2013, 16:47

CARACAAAAA! ! ! ! ! :o :o :o :o
Ó O NÍVEL DA DISCUSSÃO AQUI?!?!?!?!?!
Dina . . .o quê? ? ? ? E os manetinha que nem eu fazem o que com essa tal curva de troque? ? ? dá pra trocá por gasalina? ? ?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços
Paulo
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xMoto cronologia:
Honda 125 Turuna(81), Honda NX 200 (98), Honda NX 350 Sahara (99), Honda XR 250 Tornado (01), BMW G650GS(11), BMW R1200 GS (13), F 700 GS (17) R 1200 GS (18)
Paulo Schinda
Forista Master
70.3%

Enviou: 546 vez(es)
Recebeu: 1807 vez(es)
Moto: R 1200 GS AZUL
Estado: PR

Mensagempor mmpanela » 11 Abr 2013, 17:12

Minha opnião é baseada em outras motos que tive e mexi na relação.

1)Imagino mas não tenho certeza que no caso da G um dente do pinhão equivale a mais de 3 dentes na coroa ,para ter o numero exato basta dividir um pelo outro...certo?
2)de todas as tentativas que fiz , cheguei a esta receita:
para uso 100%off= 1 dente menos no pinhão/4 a mais na coroa (sobe em parede,e acaba a ultima marcha em cem metros)
para uso misto : mantenha o original (os engenheiros estudaram muito pra chegar nessa relação)
3)para uso preferencialmente em estradas : 2 dentes a menos na coroa( a moto fica mais solta,economica ,sem prejudicar muito a potencia)

Utilizei estes criterios em motos de trilha e de uso diario,de baixa e alta cc.
Ex. Tornado,DT200 de trilha
Yes de uso diario,Falcon de uso diario,Lander de uso diario
ZX9R de uso em estrada

Na minha G1...não pretendo mexer.

panela
Panela rides again
Suzuki V-Strom650 preta/Tenere 250 Preta
EX-rx80/Piaggio LI/DT180/CB400/CB400II/Vespa/Suzuki GT550/CB750fourK/CB750fourF/XlX250r/XLX350/Tenere600/Tenere600II/xtz125/fazer250/Falcon400/G650GS/Tenere250/Falcon/Vstrom650
mmpanela
Forista Pleno
85.5%

Enviou: 65 vez(es)
Recebeu: 333 vez(es)
Moto: VSTROM650/NX4Falcon

Mensagempor Matsuo » 11 Abr 2013, 17:22

Até gostaria de fazer uma tentativa dessas, mas visto a dificuldade de encontrar Pinhão e Coroa com mais ou menos dentes, vou mantendo a original mesmo !!! ;)

Abraços,

Matsuo

VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12537 vez(es)
Recebeu: 8307 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor flabombarda » 11 Abr 2013, 17:29

pschinda escreveu:CARACAAAAA! ! ! ! ! :o :o :o :o
Ó O NÍVEL DA DISCUSSÃO AQUI?!?!?!?!?!
Dina . . .o quê? ? ? ? E os manetinha que nem eu fazem o que com essa tal curva de troque? ? ? dá pra trocá por gasalina? ? ?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Hehehhee, é uma questao de achar o racional correto.
Pra ter a curva de torque/potencia da moto, tem que por num dinamometro pra saber.
O que sabemos pela especificacao tecnica dela é que ela atinge o torque maximo de 6.1Kgf a 5000rpm, ou seja, nessa rotacao vc esta FULL em torque.

Ter essa curva pode ajudar a entender, como estariamos de torque a por exemplo 4.000rpm, isso ajuda a ver qto se perde de torque em velocidade de cruzeiro com isso se tem essa "equacao" que ligada ao perfil de uso chega-se a resposta de se a alteracao te ajuda ou nao :D

Na realidade é mais simples do que parece. E pode se resumir da seguinte forma:

- Se vc roda sem garupa, preferencialmente em estradas tipo Castelo, Bandeirantes a 110 - 130Km/h, pode alongar a relacao um pouco que sera vantajoso.
- Se voce roda com garupa em velocidades abaixo de 120, pra mim nao é vantagem.
- Se vc só faz off-road, ai o "ideal" talvez seja encurtar a relacao.
- Se voce tem um uso misto, deixe como esta.

A tal curva ajudaria a ver QTO de ganho vc teria em cada situacao dessas, basicamente é isso :)

Abraços,
flabombarda
Forista Pleno
87.8%

Mensagempor Matsuo » 11 Abr 2013, 17:47

Vixe, então no meu caso eu precisaria alongar um pouco a relação, visto que meu uso principal é a estrada !!! ;)

Valeu,

Matsuo

VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12537 vez(es)
Recebeu: 8307 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor bnu » 11 Abr 2013, 18:40

flabombarda escreveu:- Se vc roda sem garupa, preferencialmente em estradas tipo Castelo, Bandeirantes a 110 - 130Km/h, pode alongar a relacao um pouco que sera vantajoso.
- Se voce roda com garupa em velocidades abaixo de 120, pra mim nao é vantagem.
- Se vc só faz off-road, ai o "ideal" talvez seja encurtar a relacao.
- Se voce tem um uso misto, deixe como esta.
A tal curva ajudaria a ver QTO de ganho vc teria em cada situacao dessas, basicamente é isso :)
Abraços,

Acho que esse racicinio leva em conta o desempenho mecanico ideal do conjunto, com as diversas condicionantes. Como ando mais devagar do que 120/130, digamos 100/110, com a relacao alongada estou deixando de obter o melhor desempenho do motor, ja que está sempre abaixa da condicao de torque maximo. Mas tem como pro meu uso a moto tem torque de sobra, nao precisa estar no ponto ideal pra me atender, entao prefiro "sentir" ela menos "esgoelada", mesmo que com desempenho tecnicamente abaixo do ideal, andando a 80/90 fazendo to-to-to, tendo que trocar mais as marchas se quiser um momentaneo desempenho mais agil. Subi ja algumas vezes a serra de Ctba, em 5a ou 4a marcha, como antes da troca, e o que limitou a velocidade foram curvas e radares, nao me fez falta mais motor - com bagagem, mas sem garupa, minha configuracao padrao . E nos passeios em estradas de terra, subidas, buracos, etc, tb nao senti falta de torque. Mas como ja falei, nao sou piloto de enduro nem nada parecido, acho que pra quem tem mais arrojo pode faltar força sim.
bnu
Moderador

Mensagempor flabombarda » 11 Abr 2013, 21:45

bnu escreveu:
Acho que esse racicinio leva em conta o desempenho mecanico ideal do conjunto, com as diversas condicionantes. Como ando mais devagar do que 120/130, digamos 100/110, com a relacao alongada estou deixando de obter o melhor desempenho do motor, ja que está sempre abaixa da condicao de torque maximo. Mas tem como pro meu uso a moto tem torque de sobra, nao precisa estar no ponto ideal pra me atender, entao prefiro "sentir" ela menos "esgoelada", mesmo que com desempenho tecnicamente abaixo do ideal, andando a 80/90 fazendo to-to-to, tendo que trocar mais as marchas se quiser um momentaneo desempenho mais agil. Subi ja algumas vezes a serra de Ctba, em 5a ou 4a marcha, como antes da troca, e o que limitou a velocidade foram curvas e radares, nao me fez falta mais motor - com bagagem, mas sem garupa, minha configuracao padrao . E nos passeios em estradas de terra, subidas, buracos, etc, tb nao senti falta de torque. Mas como ja falei, nao sou piloto de enduro nem nada parecido, acho que pra quem tem mais arrojo pode faltar força sim.

é bem por ai bnu. a 100, vc esta 1000 RPMs abaixo do pico de torque, isso nao é necessariamente ruim, mas achar que giro baixo é mais economico, nao é 100% correto, pois se esse giro baixo exigir mais força, vc pode consumir mais combustivel sim. (nem estou dizendo que vai consumir, mas é sim possivel gastar mais com menos giro no motor).

Tem outro topico aqui que alguem postou um site muito interessante que tem um tipo de calculadora onde vc especifica a coroa e o pinhao e ele te fala a velocidade em cada faixa de rotacao do motor, bem interessante, a conta era algo como mudando o pinhao pra um dente a mais, a 5000 giros a velocidade ia de 120 pra 128 mais ou menos, parece pouca a diferenca, mas faz bastante diferenca na pratica.

Eu de qualquer forma gostaria de experimentar uma coroa menor pra ver o resultado, independente de achar que pro meu uso nao é o ideal.
flabombarda
Forista Pleno
87.8%

Mensagempor bnu » 11 Abr 2013, 21:57

soh mais uma observacao, consumo, ja foi falado, mas pro meu uso ficou uns 10% mais economico, cheguei a fazer mais de 30km por litro, e quase nunca menos de 26
bnu
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Câmbio e Transmissão