Ignição - Velas

Ignição - Velas

Mensagempor Antonionw » 12 Nov 2011, 22:37

Li noutros tópicos alguma coisa sobre as velas NGK Iridium. Fiquei curioso e saí a pesquisar. Descobri em outros fóruns que a vela é realmente melhor, melhorando economia e desempenho. No início achei que se ela é realmente melhor, porque já não vem na moto? Aí lembrei das nossas anacrônicas baterias e vi que existem peças muito melhores que não estão nas nossas motos. Pus um filtro K&N e notei diferença no ruido e uma melhora de potência na arrancada (ainda que sensível). O consumo ainda não foi possível avaliar.
Nossas Motos tem duas velas e pelo que vi não é nada fácil trocá-las. Assim vou levar um par destas pra a concessionária trocá-las.
Alguém já trocou as velas das motos? Alguém ja se arriscou a trocá-las em casa? Eu realmente não me animei.
Alguém pode informar sobre o rendimento/economia com estas velas iridium?
Eu me informei com a concessionária e me disseram que se elas são NGK e estão dentro das especificações técnicas não há razão para não trocá-las. Não há restriçoes quanto à garantia de a troca ocorrer na concessionária.
Ao indagar sobre a falta de instruções quanto troca e manutenção de velas de ignição no maual, um mecânico de motos bem famoso aqui em Porto Alegre, me disse que se nãoa está no manual é porque eu não devo fazer em casa sem perder a garantia. Filtro de ar por exemplo, consta no manual e a troca deste pode ser feita em casa pois la existem instruções (obedecendo às marcas e especificações de fábrica é claro). Isso parece fazer sentido.
Voltando às velas, disseram nos foruns que a vela irídium é melhor e muito mais durável, razão pela qual quero trocar as minhas.
Se souberem algumas informações, por favor postem.
Um grande abraço
Antonionw
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
37.4%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 8 vez(es)
Moto: BMW G 650GS ano 2010

Re: Ignição - Velas

Mensagempor Matsuo » 12 Nov 2011, 23:06

Antonio, eu já ouvi falar bem destas velas de iridium, mas ainda não ví nenhuma G650GS utilizando elas !

Agora que você comentou, também fiquei curioso em saber !

Vamos aguardar a turma se manifestar !

Abraços,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12456 vez(es)
Recebeu: 8275 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP

Mensagempor cesar » 13 Nov 2011, 05:17

alguem precisa trocar e fazer as comparações ... coisa que acho muito pouco provavel de alguem ainda ter feito...vamos aguardar o povo se manifestar como disse o matsuo
abç!
cesar
Forista Sênior
96%

Enviou: 240 vez(es)
Recebeu: 308 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS - Branca

Mensagempor Mão Branca » 13 Nov 2011, 21:23

Pessoal, na minha moto anterior uma DRAG STAR 650, instalei as velas NGK de iridium e a melhora de performance foi bem perceptivel, melhorou a partida a frio, bem como nas retomadas de aceleração. Na G ainda não instalei, mas pretendo faze-lo o mais breve possivel. Abs. MB.
Abraços
MB

Minha MOTO é como o Tempo... VOA !!!
Mão Branca
Forista Master
65.7%

Enviou: 1690 vez(es)
Recebeu: 1592 vez(es)
Moto: BMW R1200GS Triple Black
Estado: RJ

Mensagempor Conrado » 14 Nov 2011, 20:37

Minha Marlene Dietrich ainda não foi fazer a revisão dos 1000 Km. Depois disso pretendo colocar um filtro K&N e velas Iridium. Acho meio complicado de fazer aqui em casa...
Será que na CC trocam a pedido?
Alguém já trocou o filtro e as velas em casa? Vejo que tem que desmontar meia moto...

Tenho esse conjunto (K&N+Iricium) no carro (TR4) com mapeamento feito pelo velho Lossaco e realmente há uma diferença muito boa. Mais experto e mais econômico. No caso da moto não haveria mapeamento...
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Conrado
Moderador

Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2224 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"

Mensagempor cesar » 15 Nov 2011, 02:35

to vendo que pra td tem que desmontar meia moto...esses alemães! :?
cesar
Forista Sênior
96%

Enviou: 240 vez(es)
Recebeu: 308 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS - Branca

Mensagempor Gemineiro » 15 Nov 2011, 11:56

Pois é, cesar. É a diferença entre um projeto antigo e um projeto atual. Em projetos atuais além da diminuição do número de parafusos, alguns ainda são substituídos por presilhas, facilitando a retirada de componentes para manutenção. A "alemãozada" deveria ter observado isso na remodelação das Gs.

Valeu.
Gemineiro
Forista Jr.
41.4%

Recebeu: 2 vez(es)
Moto: New G650GS

Mensagempor Antonionw » 15 Nov 2011, 22:42

Fui na segunda feira na concessionária e perguntei a respeito. Eles pegaram as especificações da vela e ficaram de me dar uma resposta acerca da troca da peça e a garantia (se aeta ou não). Quando souber do resultado posto aqui.
O consultor técnico me disse que o que não está no maual, realmente não deve ser feito pelo proprietário, mas sim, por um mecânico autorizado. Trocar as velas em casa, nem pensar, pois elas estão presas por debaixo de todo o sistema de ignição. Se notarem ela não está conectada a cabos, mas a torres rígidas, que ligam as velas ao sistema de igniçao...
Antonionw
Forista Jr.
37.4%

Recebeu: 8 vez(es)
Moto: BMW G 650GS ano 2010

Mensagempor rafaelfleming » 17 Nov 2011, 12:45

Olá pessoal...

Eu tenho a vela de Iridium na minha moto. Os projetos de nossos motores são um pouco diferentes, a minha moto tem somente um vela e a G tem 2, mas segue o que eu senti.

Consumo - nada mudou
Velocidade final - nada mudou
Retomada - notei um pouco mais de força e uma subida de giro mais linear, mas nada fantastico.

Acho que valeu a pena a experiencia, mas não indicaria como item obrigatorio ou muito bom de custo-beneficio ainda mais que a vela comum esta na faixa de R$ 10 e a de Iridium esta R$ 45

Para quem quiser, eu achei aqui em São Paulo na Velauto, são distribuidores NGK ( http://www.velauto.com.br )

Abração
rafaelfleming
Forista Pleno
8%

Enviou: 15 vez(es)
Recebeu: 49 vez(es)
Moto: BMW F650GS Dakar / 2003

Mensagempor Conrado » 17 Nov 2011, 12:56

Hoje perguntei na Officer sobre as velas NGK de Iridium e o filtro K&N. Me dizeram que não tem problema, só levar lá que eles instalam.
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Conrado
Moderador

Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2224 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"

Próximo

Voltar para Outros