Vela de Iridiun / cobre / prata - Mitos e Verdades

Vela de Iridiun / cobre / prata - Mitos e Verdades

Mensagempor lacowicz » 19 Set 2013, 15:19

Vela de Iridiun, Aço, Cobre, Platina, Ouro, Prata ou Nickel => Mitos e verdades

A grande diferença entre os vários tipos de velas são o material com que é feito o eletrodo, a qualidade de construção, e a presença (ou não) de componentes restritivos para isolar interferências. Os materiais empregados no eletrodo podem ser o cobre, platina, ouro, prata, nickel, iridium e o aço. Para os classificar deve usar-se uma regra simples (quando a performance é a prioridade, claro), o metal com maior nível de condutividade térmica e elétrica é o melhor para utilizar no eletrodo, porque permite fazer uma descarga maior, mais rápida, e mais intensa. Neste particular os números são claros, a prata tem os valores mais altos, seguida pelo cobre, depois o ouro, iridium e por fim a platina (estando o nickel e o aço no fundo da tabela...).

Properties of Materials Used for Spark Plug Electrodes
Material / Thermal Conductivity W/(m•K) / Electrical Conductivity MS/m
Silver / 407 / 66
Copper / 384 / 57
Gold / 310 / 45
Iridium/ 147/18
Platinum / 70 / 10
Nickel / 59 / 10
Steel / 58 / 7
W/(m•K) = Energy per meter and Kelvin (1kcal/(m•h•grd) = 1.163 W/(m•K)
MS/m = Mega Siemens per meter (1S m/mm2 = 1MS/m), (1S = 1/3)

O que impressiona mais, é o fato da platina e o iridium serem referidos no mundo do Tuning como se fossem os melhores materiais que podem ser empregados em velas de rendimento, quando a realidade é exatamente o oposto, pois até as tradicionais velas de cobre suplantam o iridium/ platina (e por muito) em capacidade térmica / elétrica! A platina e o iridium são realmente excelentes no que diz respeito a durabilidade e estabilidade da folga entre o pólo e o eletrodo, mas em termos de performance estão entre os piores materiais, produzindo descargas elétricas muito fracas.

Assim chegamos a conclusão que a clássica vela de cobre continua a ser o melhor que há em termos de custo/benefício, com ótima performance, tendo apenas a desvantagem de ser necessário comprar velas novas regularmente para manter as suas excelentes propriedades, devido ao cobre ser mais macio e se desgastar mais rapidamente.

O formato da cabeça da vela pouca ou nenhuma influência tem no seu desempenho, em termos de performance. As velas com mais do que um pólo apenas são melhores porque dividem o número de descargas pelos vários pólos e isso faz aumentar o tempo de vida útil da vela. As velas que rompem com o design tradicional da cabeça (com um ou mais pólos sobrepostos ao eletrodo) trazem benefícios irrisórios em termos de performance, pelo menos que se note no mundo real.

Quanto à qualidade dos componentes, a recomendação que parece ser razoável é apostar em marcas firmadas como a Nippon Denso, a NGK, a BOSCH ou a BERU. A razão é simples, cada vez mais os fabricantes de automóveis apostam no maior intervalo entre revisões dos motores como forma de aliciar os clientes, e se eles usam maioritariamente estas marcas é por alguma razão… E é também por isso que muitos carros usam velas de Platina/Iridium - apenas para durar mais tempo. O motor 1.6 do Nissan March/Versa importados para o Brasil são de Platina, devendo serem trocada a cada cem mil quilômetros somente.

Por outro lado, podemos observar que o material que tem melhores qualidades para as velas é a prata, e ainda tem o bonus de ter quase tanta resistência e durabilidade como a platina, e a prová-lo está o fato das velas de prata serem o equipamento de origem de grande parte dos carros de alta performance como alguns Porsche e BMW, entre outros.
Aliás, as velas de prata são até recomendadas para carros que funcionam a GPL, que por terem uma inflamação do combustível mais difícil precisam de velas mais eficazes na descarga….

Bem é isso!

A parte em amarelo é a que é feita em Iridiun, cobre ou os outros materiais
Imagem
Um homem precisa viajar (Almir Klink) de GS650 (eu)
(ex Yamaha DT180 - Agrale/Cagiva 27.5 - Suzuki Savage 650 - Yamaha Lander 250 - Suzuki Bandit 1250N)
lacowicz
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
33.3%

Enviou: 5 vez(es)
Recebeu: 49 vez(es)
Moto: GS650G 2010 Preta
Estado: SC

Re: Vela de Iridiun / cobre / prata - Mitos e Verdades

Mensagempor Bart » 28 Set 2013, 15:03

Interessante...
Então isso desmonta a tese que a as velas de iridium seriam "melhores" que as comuns, na verdade e em resumo elas seriam somente mais duráveis e muito pior em desempenho.
Já usei dessas velas em minhas motos, mas vou dizer que nunca senti qualquer diferença, taí o porquê...
Imagem
Bart
Forista Pleno
5.8%

Enviou: 2 vez(es)
Recebeu: 37 vez(es)
Moto: G650GS (G2)
Estado: RJ

Mensagempor jboga » 28 Set 2013, 15:46

É a velha história do sofisma, ou seja: você fala um monte de vezes uma mentira e ela acaba virando uma verdade.
Alguém lá atrás jogou no mercado que velas de hiridium eram melhores, isso se espalhou no mercado e pronto: velas de hiridium são "the best".
Eu, besta que sou, já tinha pensado em comprar para a Gêzinha.
Obridado pelo toque lacowicz.
jboga
Forista Pleno
98.8%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 595 vez(es)
Moto: g 650 gs / 2012 / vermelha
Estado: PR

Mensagempor Vitor B M » 01 Out 2013, 01:52

Mais um mito que cai , essas velas devem ser caras e não melhoram em nada o desempenho ou consumo da moto , acho o mesmo do filtro KN de ar , é mais caro e aumenta o consumo .
ENVELHECER É INEVITÁVEL , FICAR VELHO É OPCIONAL .
Vitor B M
Forista Sênior
91%

Enviou: 977 vez(es)
Recebeu: 883 vez(es)
Moto: Tiger 800 branca 2014

Mensagempor lcavrj » 01 Out 2013, 11:18

Ai, ai e eu com minhas velas de iridium para troca... :(
Um abração,

lcav
lcavrj
Forista Master
18.1%

Enviou: 1803 vez(es)
Recebeu: 951 vez(es)
Moto: none

Mensagempor Bertolani » 15 Abr 2014, 11:36

Muito bom e esclarecedor.

Então, se for para trocar as velas, troquemos por uma de prata.

Abs
1242
G650
PU2OIB
Para o que as pessoas vivem?
https://www.youtube.com/watch?v=40vcTKl0F-w
Bertolani
Moderador

Enviou: 3245 vez(es)
Recebeu: 2022 vez(es)
Moto: G650 gs 2012 branca
Estado: SP

Mensagempor Rhquintella » 01 Jun 2015, 23:20

Além da Sertão, tenho uma Tornado 2007 (agora com 21.000km). Eu mexi muito na moto (antes de comprar a Sertão), fiz absolutamente de tudo, investindo um total de quase 10K Reais em sua customização e preparação (forte). Uma das primeiras coisas que fiz foi por a vela de iridium e posso dizer que valeu muito cada centavo que custou. A maior diferença foi na melhoria da queima, o que ficou óbvio pelo fato de que pude (só com esta mudança) passar a rodar com o giro significativamente mais baixo. Tipicamente passei a rodar sempre uma marcha mais alta para a mesma velocidade (praticamente a qualquer velocidade)...
Assim que vencer a garantia vou colocá-las na Sertão.
Abs!!
Rhquintella
Forista Jr.
27.3%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 9 vez(es)
Moto: Sertão
Estado: BA

Mensagempor Bertolani » 10 Jun 2015, 04:02

Up no tópico.
Abs
1242
G650
PU2OIB
Para o que as pessoas vivem?
https://www.youtube.com/watch?v=40vcTKl0F-w
Bertolani
Moderador

Enviou: 3245 vez(es)
Recebeu: 2022 vez(es)
Moto: G650 gs 2012 branca
Estado: SP

Mensagempor robram » 13 Jun 2015, 10:19

Interessante., eu ainda acho vantajoso o iridium ou algo q dure mais, pelo grande intervalo de manutencao e economia em mao de obra.
Eu comprei as minhas pela Internet fora do Brasil, paguei em 2 a metade do valor de uma aqui.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

robram
Forista Sênior
47.4%

Enviou: 845 vez(es)
Recebeu: 796 vez(es)
Moto: BMW G650GS Sertao
Estado: PR

Mensagempor rafolipes » 23 Ago 2016, 23:24

Ola pessoal!!! Vou dar um depoimento de um aperto que passei na ultima revisao de 20.000km da minha moto, g650 2012.. comprei a vela de iridium e pedi pro mecanico trocar.. ele tirou as velas antigas ainda originais e verificou que elas tinham uma "cabeca" rosqueada que faz o contato com os cabos da vela.. as velas de iridium vibham sem essa cabeca rosqueada, entao ele disse que iria desenroscar das velas antigas para enroscar nas velas de iridium.. agora vem a pior parte, na hora de desenroscar esta cabeca a vela quebrou e fiquei apertado pois quebrei a velha e nao tinha como instalar as novas.. tive que sair procurando loja de vela pra comprar alguma outra que vinha com essa "cabeca" pra poder enroscar nas novas de iridium.. demorei mas achei, ufa!!! Vai a dica pra quem tiver pensando em trocar as velas, verifique essas "cabecas" rosqueaveis antes de ir fazer a troca!!! Abracos!!!

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk
rafolipes
Forista Jr.
40.4%

Enviou: 13 vez(es)
Recebeu: 5 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2011/2012
Estado: MG

Voltar para Outros