Barulho esquisito ao acionar ignição, moto não pega

Barulho esquisito ao acionar ignição, moto não pega

Mensagempor Tiago Ling Alexandre » 16 Out 2016, 19:21

Olá pessoal,

Estou com um problema com a minha 650GS que está me deixando maluco. Tive uns problemas e acabei deixando a moto parada por uns 45 dias. Ao tentar ligá-la ela não funcionou. Quando giro a chave os testes acontecem normalmente. A parte estranha é que ela faz tipo um "chiado" enquanto aperto a ignição e após alguns segundos apaga tudo e o teste é feito de novo.

Já de cara pensei que fosse a bateria e fiz uma chupeta. Deu tudo certo e a moto ligou normalmente quando estava conectada ao carro. Deixei ela conectada ligada por alguns minutos, como indica no manual, desconectei e ao tentar ligar de novo, mesmo problema.

Pensei que a bateria original já era e comprei uma Route YTX14LA-BS, própria para a 650GS. Instalei ela e mesmo com a bateria nova, zerada, o mesmo problema acontece. Hoje decidi tentar mais uma chupeta com a Route instalada. A moto liga e funciona perfeitamente quando está conectada a bateria do carro, mas ao desconectar, desligar e tentar ligar novamente o mesmo problema acontece.

O que pode ser? Ela já não está mais na garantia e tenho receio de mandar para a CC pois provavelmente me cobrarão os olhos da cara. Já estou sem a moto faz 2 semanas e desesperado sem saber o que fazer! Alguém saberia me ajudar?

Obrigado!
Tiago Ling Alexandre
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
6.1%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 1 vez
Moto: BMW G 650 GS
Estado: PR

Re: Barulho esquisito ao acionar ignição, moto não pega

Mensagempor Adauto Lopes » 16 Out 2016, 22:24

Tiago, como já trocou a bateria, em tese, não é este o problema. Também, em tese, não pode ser cabos mal conectados. Ainda precisa fazer check dos fusíveis para ver se não há oxidação e usar um limpa contatos nestes. Também precisa verificar a outra extremidade dos cabos da bateria, pois o mal contato pode ser na extremidade oposta à da fixação na bateria.
Quando eu afirmei que, em tese, não poderia ser a bateria, é porque nada impede que a nova bateria também poderia estar com problemas, embora pouco provável.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6986 vez(es)
Recebeu: 5037 vez(es)
Moto: Teneré 250
Estado: SP

Mensagempor Tiago Ling Alexandre » 17 Out 2016, 09:51

Olá Adauto, obrigado pela resposta!

E esse barulho quando eu giro a chave - como se o motor de arranque estivesse sei lá, "chorando"? Achei bem estranho pois normalmente quando a bateria falha você gira a chave e nem barulho faz. Fiquei com medo que pudesse ser algum problema no motor de arranque ou no alternador (não sei nada de mecânica na verdade, só curioso).

Outra coisa que quero verificar é o nível de carga dela com um multímetro - o correto é estar com 12,8V certo?

Vou verificar os pontos que mencionou, espero que seja algo simples assim. Também fico pensando que podem ter me vendido uma bateria estragada, que não segure carga mais, no entanto ela parece bem nova!
Tiago Ling Alexandre
Forista Jr.
6.1%

Mensagempor MyPCHouse » 17 Out 2016, 16:37

Tiago, a bateria nova por si só não serve de exemplo. Pode ser que ficou muito tempo no estoque e não está completamente carregada. Mas verifique os cabos, não só nas pontas mas afaste a capa vermelha de borracha e veja também o conector junto ao cabo. Se com a chupeta ela pega então não é fusível.
Luiz Augusto
BMW G650GS
MyPCHouse
Forista Jr.
67.7%

Enviou: 35 vez(es)
Recebeu: 45 vez(es)
Moto: G 650 GS / bca/verm/preta

Mensagempor Tiago Ling Alexandre » 17 Out 2016, 17:12

Então, ainda não consegui testar, mas me parece então que o problema pode ser a bateria nova com defeito - porque mesmo fazendo a carga nela com a chupeta ela não segurou: deixei ela ligada no carro funcionando por uns 15 minutos, como indicado no manual e depois que desliguei já não consegui ligar ela mais.

Amanhã farei o teste com multímetro e dependendo da carga na Route nova eu vou acionar a garantia para me trocarem por outra nova.

Obrigado pela ajuda pessoal, comento aqui de novo assim que eu resolver o problema!
Tiago Ling Alexandre
Forista Jr.
6.1%

Mensagempor hsferrari » 18 Out 2016, 18:57

Pelo relato eu acredito que seja bateria.
Hilário - São Carlos - G650GS Sertão 2012. :D
hsferrari
Forista Pleno
6.3%

Enviou: 60 vez(es)
Recebeu: 55 vez(es)
Moto: G650 GS Sertão / 2012 / branco
Estado: SP

Mensagempor Valeriano » 21 Out 2016, 14:58

Tiago Ling Alexandre escreveu:Olá pessoal,

Estou com um problema com a minha 650GS que está me deixando maluco. Tive uns problemas e acabei deixando a moto parada por uns 45 dias. Ao tentar ligá-la ela não funcionou. Quando giro a chave os testes acontecem normalmente. A parte estranha é que ela faz tipo um "chiado" enquanto aperto a ignição e após alguns segundos apaga tudo e o teste é feito de novo.

Já de cara pensei que fosse a bateria e fiz uma chupeta. Deu tudo certo e a moto ligou normalmente quando estava conectada ao carro. Deixei ela conectada ligada por alguns minutos, como indica no manual, desconectei e ao tentar ligar de novo, mesmo problema.

Pensei que a bateria original já era e comprei uma Route YTX14LA-BS, própria para a 650GS. Instalei ela e mesmo com a bateria nova, zerada, o mesmo problema acontece. Hoje decidi tentar mais uma chupeta com a Route instalada. A moto liga e funciona perfeitamente quando está conectada a bateria do carro, mas ao desconectar, desligar e tentar ligar novamente o mesmo problema acontece.

O que pode ser? Ela já não está mais na garantia e tenho receio de mandar para a CC pois provavelmente me cobrarão os olhos da cara. Já estou sem a moto faz 2 semanas e desesperado sem saber o que fazer! Alguém saberia me ajudar?

Obrigado!

Essa semana estou passando pelo mesmo problema. Liguei a moto através de uma "chupeta" com o carro, conferi o alternador (13,6V), ou seja, isolei a possibilidade de problema no alternador. Deixei a bateria no carregador por uma noite, reinstalei-a e não virou a moto. Apenas fez um barulho esquisito que, creio ser do motor de partida. Vou partir pra compra de uma nova bateria, já que tudo está apontando para ela.
Valeriano
Forista Jr.
12.1%

Enviou: 2 vez(es)
Recebeu: 2 vez(es)
Moto: G 650 GS
Estado: RJ

Mensagempor Tiago Ling Alexandre » 27 Out 2016, 15:47

Resolvido o problema: tinham me vendido uma bateria bichada. Medi ela com o multímetro e marcava 9.3V de carga - aí não ia ter santo que a faria pegar. Pelo que entendi se a bateria baixa para menos de 10V só no carregador (chupeta não adianta).

Como eu não tenho carregador e paguei por uma bateria nova e zerada entrei em contato com a loja e eles trocaram. Antes de aceitar a nova já medi com o multímetro - ela marcava 13.1V. Instalei e a moto pegou na hora. Ufa, que novela! Espero não ter mais problemas com bateria por uns bons tempos.

Valeu pela ajuda pessoal.

Valeriano, recomendo comprar a route mesmo, que é a que o pessoal aqui recomenda. Mas não deixe de verificar a carga antes de levar para casa! Ter o trabalho de desmontar tudo, trocar a bateria e só aí ver que está descarregada ninguém merece!
Tiago Ling Alexandre
Forista Jr.
6.1%

Voltar para Outros