Troca de Fluido de Freio (Sangria)

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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 25 Set 2017, 09:44

Resolvido, mas não por mim.
Esse fds teve trip de Brasília com direito a acampamento no Rei do Prata. Pernoitamos em Alto Paraíso e na manhã do dia seguinte tomamos café em uma feira. As motos ficaram estacionadas em uma subida em posição não convencional e ao voltar, plim, o freio estava TOP! A bolha deve ter subido! Kkk
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor luiz baum » 25 Set 2017, 11:11

Kkkkk
Explica como é esta posição milagrosa!
Deve ter muito dono de moto com freio borrachudo que vai querer testar este método!

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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 02 Set 2019, 18:25

Boa tarde. Meu freio dianteiro nunca ficou top. Quase sempre borrachudo... Quando ia para o off ficava muito mais alto. Pesquisei bastante e li que motos com ABS podem pegar ar no sistema, caso em que será necessário usar o scanner durante a troca do fluído para ativar os solenóides do ABS para retirar o ar. Farei isso amanhã e comentarei o resultado.
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor Samuel Singulano » 03 Set 2019, 09:57

GuilhermeDF escreveu:Boa tarde. Meu freio dianteiro nunca ficou top. Quase sempre borrachudo... Quando ia para o off ficava muito mais alto. Pesquisei bastante e li que motos com ABS podem pegar ar no sistema, caso em que será necessário usar o scanner durante a troca do fluído para ativar os solenóides do ABS para retirar o ar. Farei isso amanhã e comentarei o resultado.


Qual ano da sua moto? estava discutindo isso no Advrider semana passada, as 650 mais recentes tem um sistema semi-aberto de abs que não necessita de scanner, o fluído circula '99%' do sistema livremente. Veja as páginas 2 e 3: http://www.f650gs.crossroadz.com.au/Rep ... iption.pdf

Fora isso, qualquer moto mesmo sem abs pode pegar ar no sistema, além da umidade que o fluído absorve.

Já abriu o parafuso interno do reservatório do freio dianteiro? abra ele e bombeie o freio algumas vezes e feche novamente, fiz na Sertão de um amigo e resolveu.
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 03 Set 2019, 12:05

A minha é 2011/2012, das primeiras G2. Li que o sistema ABS é poucas vezes acionado, embora usemos o freio constantemente. O traseiro sim, é mais comum ter o sistema ABS acionado, mas pelo que me lembro o dianteiro da.minha moto só havia entrado em ação uma vez.
Pois bem, sai de casa com destino à loja em que faria a manutenção referida acima. Logo que fechei o portão resolvi colocar meu ABS dianteiro em funcionamento, para testar os solenóides, se havia travamento por inatividade/sujeira...
Na terceira frenagem o freio já estava alto. Fiz umas 10 frenagens. O freio ficou como deveria ser e não fui até o mecânico até mesmo porque ele não iria se separar com o problema.
Fiquei de avaliar os próximos dias sem fazer intervenções ou testes de frenagem para ver o que ocorre.
Relatei o ocorrido e o mecânico disse que se for ar ele pode ter saído do ABS, mas que poderia entrar novamente...
Enfim, farei a troca do fluído daqui a alguns dias.
Singulano, vou procurar esse parafuso, nunca o vi. Vou olhar e o arquivo que enviou também.
Obrigado pela ajuda.
Em breve atualizarei o status do freio.
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 03 Set 2019, 12:42

Singulano, não sei se vi o arquivo que vc indicou. O link enviou para uma página geral. Fiz busca pelo ABS e pelo que vi, embora o sistema ABS tenha sido simplificado, o procedimento de sangria deve ser realizado com a válvula outlet aberta e o sistema bombeando, algo assim...
Recortei o seguinte trecho:
"There are 3 distinct wheel conditions within an ABS-controlled braking event:
Pressure holding phase: inlet (EV) and outlet valves (AV) closed
Pressure reduction phase: inlet valve (EV) closed and outlet valve (AV) opened
Pressure build-up phase: inlet valve (EV) opened and outlet valve (AV) closed
In order that pressure can be built up and reduced in time intervals that can be controlled by the
software, baffles have been integrated in the valves to restrict the flow of fluid. Because the pump
delivery rate is subject to a certain inertia and requires a certain start-up time at the start of ABS-
controlled braking, pressure can initially be relieved into the reservoir.
When a sufficient delivery rate has been achieved, the reservoir is again emptied by the pump
with spring support from the reservoir.
To allow the driver to reduce or stop vehicle deceleration during the pressure holding phase or
pressure reduction phase, a non-return valve is switched in parallel to the inlet valve.
Bleeding the ABS pressure modulator
The new ABS pressure modulator does not need to be bled since, in cases of replacement, it is
delivered already filled
Maintenance has been considerably reduced in comparison to the previous ABS.
This means that when ordinary maintenance work is carried out, such as changing the brake fluid or
replacing the ABS pressure modulator, the hydraulic system can be bled in the same way as
conventional systems which do not have ABS, in accordance with the repair manual.
Bleeding the ABS pressure modulator is only recommended for cases where pressure points are
repeatedly defective even after bleeding the wheel circuit on several occasions.
Technical procedure using GT1: (See hydraulic circuit diagram)
1. Selection of the wheel circuit to be bled (front or rear)
2. Conventional bleeding of the selected wheel circuit (shown in blue)
3. The outlet valve is opened and the pump motor is activated
4. Operate the brake lever to remove air from the ABS modulator (green cct) into the wheel circuit
5. Activation of the outlet valve and the pump motor is stopped
6. Bleed the wheel circuit again in the conventional manner to remove air from the braking circuit
Repeat Points 3 to 6 to ensure the removal of the smallest pockets of air.
Note It would be necessary to activate and deactivate the ABS pump to perform the procedure
without a GT1. The GS911 performs this functio"
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 03 Set 2019, 12:45

O link foi este "http://www.crossroadz.com.au/F650GS/BrakesAndABS.html" no botão ao final do texto de ABS Informação.
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor Samuel Singulano » 03 Set 2019, 15:12

Realmente o link tá encaminhando para a página inicial. Tente acessar "Technical info pdf" no fim desta página citada acima... http://www.f650gs.crossroadz.com.au/BrakesAndABS.html

Realmente o abs dianteiro é mais difícil de ser acionado, até recomendam quando trocar o fluído fazer ele atuar de propósito algumas vezes justamente pra circular dentro do módulo aonde possivelmente não teria circulado na troca normal.

O parafuso dentro do reservatório é um allen preto, provavelmente 4mm, quando afrouxa ele e aciona o freio costuma sair umas bolhas. O manete vai descer até o final, mas quando fechar o parafuso ele ficará alto novamente. Semana q vem to de férias, devo refazer essa troca de fluído toda novamente, fiz ano passado quando comprei a moto.
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 03 Set 2019, 15:26

Isso, foi esse o material que havia lido. No final ele diz para fazer os procedimentos de 1 a 6 depois só de 4 até 6, sendo que de 1 a 3 é para tirar o ar do abs, provavelmente pelo scanner.
Assim que trocar o fluído vou procurar esse parafuso. Devo fazer na próxima semana. Obrigado
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Re: Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor GuilhermeDF » 03 Set 2019, 19:56

Como após acionar o ABS o freio ficou bom, resolvi trocar o fluído logo, para evitar que sujeira e ar pudessem entrar no sistema do abs.
Ficou top. Saiu ar por aquele alen do reservatório, obrigado pela dica, Singulano!
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