Suspiro ou Ladrão??????

Suspiro ou Ladrão??????

Mensagempor Gustavo Kersten » 08 Abr 2017, 11:25

Bom dia moçada!
Pra variar só apareço aqui pedindo penico!

O seguinte: A Alemoa, hoje beirando os 70K resolveu apresentar um certo probleminha.
Tanque cheio no limite recomendado ou, com uns 13/14 litros dentro quando parada e recebendo um solzinho na lata, resolve colocar o precioso pra fora. Nos meus parcos conhecimentos de mecânica/encanador, o suspiro está entupido e o ladrão que não é bobo atua prejudicando o meu bolso e favorecendo aos detratores do Gezinha.

Alguém sabe onde se localiza o referido furico (suspiro) que está entupido??????

Meu bolso agradece.
Gustavo Kersten
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
5.8%

Enviou: 144 vez(es)
Recebeu: 27 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010 - Alemoa
Estado: RJ

Re: Suspiro ou Ladrão??????

Mensagempor Gomes » 08 Abr 2017, 11:56

Gustavo,

Nos tópico abaixo, tem até a explicação do mestre Petrel sobre como identificar o respiro:

viewtopic.php?f=35&t=383#p5639

No tópico ele cita:

"acabei de olhar essa manguerinha que sai perto do descanço lateral na G1, ela é mesmo do tanque de combustivel... (se vc tirar o banco vai vê-la saindo da parte superior do tanque e se movimenta-la verá ela se mechendo lá embaixo), na G2 como o Conrado falou deve ser diferente, sai junto com o respiro da bateria... isso procede pois sendo o tanque da G2 diferente (menor) eles devem ter mudado a posição do respiro..."

o/
--
Gomes

"...porque no final, você não vai se lembrar do tempo que você passou trabalhando no escritório..."
Gomes
Forista Sênior
10.1%

Enviou: 548 vez(es)
Recebeu: 637 vez(es)
Moto: BMW G650GS 2015
Estado: RS

Mensagempor Gustavo Kersten » 09 Abr 2017, 07:38

Valeu Gomes!!!! Vou ver se é esse o furico constirpado mesmo.
Gomes escreveu:Gustavo,

Nos tópico abaixo, tem até a explicação do mestre Petrel sobre como identificar o respiro:

viewtopic.php?f=35&t=383#p5639

No tópico ele cita:

"acabei de olhar essa manguerinha que sai perto do descanço lateral na G1, ela é mesmo do tanque de combustivel... (se vc tirar o banco vai vê-la saindo da parte superior do tanque e se movimenta-la verá ela se mechendo lá embaixo), na G2 como o Conrado falou deve ser diferente, sai junto com o respiro da bateria... isso procede pois sendo o tanque da G2 diferente (menor) eles devem ter mudado a posição do respiro..."

o/
Gustavo Kersten
Forista Pleno
5.8%

Mensagempor Petrel » 10 Abr 2017, 07:44

Pelo o que eu entendi, saiu gasolina pelo dreno após a moto permanecer no sol com o tanque cheio no máximo, neste caso o dreno cumpriu sua função e portanto não tá entupido.
além do dreno ( para o líquido) têm o suspiro que serve para drenar os vapores. Quando o suspiro (gases) entope o excesso de pressão interna gerado pelo acúmulo de gases no tanque, potencializado pelo fato da moto ter ficado no sol, fez vazar gasolina pelo dreno.
Algumas motos tem o suspiro na própria tampa do tanque, gases são liberados pra atmosfera.
Porém o PROCONVE proibiu este tipo de suspiro, agora os gases têm que ser armazenado num reservatório e ao colocar o motor em funcionamento estes gases são consumidos pelo motor, reduzindo a liberação de gases no ambiente.
Não sei se na G 2 já tem este sistema a partir de um determinado ano.
Quando há a saturação do tal reservatório de gases, pode haver excesso de pressão no tanque, ainda mais com a moto no sol.
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Enviou: 3593 vez(es)
Recebeu: 4337 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul

Mensagempor Gustavo Kersten » 10 Abr 2017, 08:28

Matou a pau Petrel!
É o suspiro ou algo semelhante, com o calor gerado pela exposição ao sol aumenta a pressão interna do tanque o dreno começa a funcionar, o curioso é que não há um alivio da pressão interna mesmo com o dreno já tirando bastante combustível. Tenho a impressão que esvaziaria o tanque todo sGe a tampa não for aberta, aliais quando é aberta rola aquele estalo de alivio de pressão. A alemoa é G1.
O sistema de alivio faria parte do sistema do filtro de combustível regulador de pressão da bomba? Ela esta com quase 70K e o filtro/reguldor ainda é o de fábrica.
Petrel escreveu:Pelo o que eu entendi, saiu gasolina pelo dreno após a moto permanecer no sol com o tanque cheio no máximo, neste caso o dreno cumpriu sua função e portanto não tá entupido.
além do dreno ( para o líquido) têm o suspiro que serve para drenar os vapores. Quando o suspiro (gases) entope o excesso de pressão interna gerado pelo acúmulo de gases no tanque, potencializado pelo fato da moto ter ficado no sol, fez vazar gasolina pelo dreno.
Algumas motos tem o suspiro na própria tampa do tanque, gases são liberados pra atmosfera.
Porém o PROCONVE proibiu este tipo de suspiro, agora os gases têm que ser armazenado num reservatório e ao colocar o motor em funcionamento estes gases são consumidos pelo motor, reduzindo a liberação de gases no ambiente.
Não sei se na G 2 já tem este sistema a partir de um determinado ano.
Quando há a saturação do tal reservatório de gases, pode haver excesso de pressão no tanque, ainda mais com a moto no sol.
Gustavo Kersten
Forista Pleno
5.8%

Mensagempor Petrel » 10 Abr 2017, 09:24

Não, nada a ver com filtro de combustível, eu acredito que na G1 o suspiro ainda é na própria tampa do tanque, observe se não existe um micro furo na tampa. Muito provavelmente o suspiro tá entupido!!! e o dreno OK!!!

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Um forte abraço.
Petrel

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Mensagempor Gustavo Kersten » 11 Abr 2017, 08:08

Obrigado Petrel!
Na verdade nunca suspeitei do dreno, como todo ladrão, :lol: é oportunista, só se manifesta se der mole.
Eita furico difícil de encontrar!! :D
Vou retirar a tampa e dar uma boa limpeza. Mais uma pergunta: - Seria possível a troca inadvertida das tampas, visto que dimensionalmente e esteticamente são idênticas?
Petrel escreveu:Não, nada a ver com filtro de combustível, eu acredito que na G1 o suspiro ainda é na própria tampa do tanque, observe se não existe um micro furo na tampa. Muito provavelmente o suspiro tá entupido!!! e o dreno OK!!!

Gustavo Kersten
Forista Pleno
5.8%

Mensagempor Petrel » 13 Abr 2017, 19:44

Aí já não sei se são compatíveis, porém uma coisa é, com essa Mijolina que colocamos no tanque das nossas motos, enferruja tudo, corrói tudo, estraga tudo!!!!

Um forte abraço.
Petrel

Petrel
Moderador

Voltar para Gasolina