[Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiador

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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor Thinoronha » 16 Dez 2018, 08:48

Eu trocaria a válvula termostatica em primeiro lugar. Se não resolver verifique o sensor de temperatura e se a ventoinha está funcionando corretamente


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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor Henrikjeh » 16 Dez 2018, 09:18

Thinoronha escreveu:Eu trocaria a válvula termostatica em primeiro lugar. Se não resolver verifique o sensor de temperatura e se a ventoinha está funcionando corretamente


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Thiago, bom dia, vc comentou que usou uma válvula termostática do gol AT? então, quando peguei a minha moto, o primeiro dono dela disse que tbm tinha trocado mas a bomba de gasolina do gol, vc sabe sabe se verdade se da mesmo certo a bomba de gasolina do gol na GS?

At, Henrique
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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor Thinoronha » 16 Dez 2018, 16:06

Henrique,

A válvula termostatica eu tenho certeza pq já troquei. Agora a bomba de gasolina eu não sei. Tem um tópico aqui no fórum que fala sobre a bomba, acho que lá vc encontrará a resposta.

Abs
Thiago


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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor Samuel Singulano » 17 Dez 2018, 09:09

ahlembo escreveu:Srs, fiz este procedimento mas a moto começa a ficar instável e superaquece em menos de 30 seg, não entrou nem um litro no sistema.


Se não entrou nem um litro no sistema, refaça o procedimento. É chato e demorado, mas tem que ser feito corretamente e não pode ficar ar no sistema. A moto precisa estar no descanso central ou na vertical, senão o fluído não desce. Tem que sangrar no parafuso do lado direito do cabeçote e ficar apertando as mangueiras pra sair as bolhas de ar.
Ligue a moto, espere uns minutos e quando a moto alcançar uns 80° a válvula deverá abrir, se estiver funcionando corretamente. Quando isso acontecer vc verá o fluído circulando. Dê umas aceleradas leves, vá apertando as mangueiras até o nível estabilizar no bocal inferior.
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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor luiz baum » 17 Dez 2018, 09:18

Quando troquei o fluido, apesar de ter feito a sangria no parafuso superior do lado direito e apertado as mangueiras, percebi que dias depois o nível no reservatório baixou...pouco...acho que uns 15 mm.
Recompletei até o nível máximo.

No decorrer de 1 ano e 10 meses (30 mil km rodados e moto com 60 k km) devo ter reposto o nivel do fluido umas 3 ou 4 vezes...coisa de 5 mm ou menos...por ocasião das trocas de óleo.

Na última viagem que fiz em outubro (2600 km) conferi o nível ao chegar...não baixou nada.

Estou me preparando para trocar o fluido novamente.

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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor Henrikjeh » 19 Dez 2018, 22:00

Amigou meu velho de guerra, me disse que estas motos não baixam nem óleo e nem água, se baixar é coisa minima, sorte a nossa ter um BMW, a minha tbm, ate agora liquido limpo td perfeito...

abrçs henrik
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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor luiz baum » 07 Fev 2019, 14:27

Acabei de trocar o fluido do radiador, após 2 anos e 31 mil km da última troca.

Para minha surpresa o líquido que saiu estava límpido...como se fosse novo!

Como esperava que o circuito de refrigeração estaria sujo, após esgotar e passar água da mangueira eu completei o sistema com água destilada e liguei a moto por alguns minutos para "enxaguar".

Kkkkk
Excesso de zelo.
Na próxima vez não vou cometer exagero no procedimento.

Eu até pensei em tirar a válvula termostática para fazer uma inspeção...mas vai ficar para a próxima.

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Re: [Tutorial] Troca Líquido de Refrigeração - Fluido Radiad

Mensagempor fbrugnago » 01 Jun 2019, 13:31

danielufrj escreveu:Importante a galera verificar o nível do líquido com mais frequência nesse verão dos inFernus.


Compre líquido de arrefecimento livre de NITRITOS. Único lugar que achei no RJ foi com o Celso da BMRio (R$36,75/Litro) Você vai precisar de 2 litros.
Trocar o líquido do arrefecimento é bem tranquilo. Passos:

1- Remova o lado esquerdo do tanque falso
2- Remova a tampa do reservatório de expansão
3- Remova a tampa do radiador (é muito dura, pode fazer muita força no anti-horário que ela vai sair)

Imagem
----- foto ilustrando a tampa do radiador (A) e o vaso de expansão (B) -----

4- Remova a ponta da mangueira presa imediatamente abaixo do radiador, que fica plugada no chassi central da moto, do lado esquerdo (com isso voce drena o radiador por completo)

Imagem
----- a seta indica a ponta da mangueira a ser solta para drenar o RADIADOR -----

5- Recoloque essa mesma mangueira
6- Remova o parafuso de dreno(1) da bomba dagua ( é o mais inferior, em um mini-bujaozinho )

Imagem
----- indicação do parafuso de dreno da Bomba Dagua -----

7- Assista ao liquido vazar
8- (opcional) deixe por 1 minuto uma mangueira dagua sem muita pressao na boca do radiador para deixar bastante agua corrente "lavar" o sistema.
9- Insira o líquido novo pela tampa do radiador, lentamente, até voce ver o líquido saindo pelo parafuso de dreno da bomba. Quando o líquido começar a sair pelo dreno da bomba, feche o parafuso do dreno e continue completando pelo radiador até estagnar.
10- No lado direito da moto, voce poderá ver, logo acima do sensor de temperatura, outro parafuso de dreno. Este parafuso é de dreno superior e situa-se na cabeça do cilindro(2). DICA: não é necessária a remoção do lado direito do tanque falso

Imagem
----- indicação do parafuso de dreno superior da cabeça do cilindro (2) -----

11- Afrouxe este parafuso.
12-Insira mais líquido no radiador até voce vêr o líquido vazando por este novo parafuso de dreno. Aperte as mangueiras com as mãos para certificar que não fique ar aprisionado no sistema.
13- Feche este parafuso de dreno da cabeça do cilindro.
14- Complete o nivel pelo radiador até chegar no "pescoço"
15- Feche a tampa do Radiador
16- Verifique e complete o reservatorio de expansao até o nivel MAX
17- Feche a tampa do reservatorio de expansao.
18- Ligue a moto e deixe-a ligada pelo menos até um minuto depois da ventoinha armar, verifique por vazamentos nas pontas das mangueiras.

Pronto!

Agora a melhor coisa eh sair pra andar com a moto. Só o esquenta-esfria-esquenta gerará vácuo suficiente para fazer o sistema se comunicar por completo. Caso você perceba que sua ventuinha liga e não desliga mais, mesmo andando em velocidade, isso é sinal que há ar aprisionado no sistema e basta voce voltar para casa e repetir os passos 10 até 18.
Boa tarde, não consigo ver as fotos do tutorial, alguém sabe como resolver?

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